Diarinho Titulo Copa do Mundo
Grupo forte tem presença de azarão
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
09/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Chile e Austrália fazem a estreia na Copa do Mundo em 13 de junho, às 14h, no Estádio José Fragell (Arena Pantanal), em Cuiabá. Pertencentes ao Grupo B, os times têm características totalmente distintas – tanto no quesito futebol quanto na geografia e cultura –, mas dividem algo em comum: nunca ganharam a competição. No Brasil, o Chile vai ficar hospedado em Belo Horizonte, Minas Gerais, e a Austrália em Vitória, no Espírito Santo.

Neste ano, a seleção chilena promete. Deve ir bem longe com a presença do ousado técnico argentino Jorge Sampaoli no comando e com craques como Valdivia (meia do Palmeiras, Brasil), Alexis Sánchez (atacante do Barcelona, Espanha) e Arturo Vidal (meia da Juventus, Itália) em campo.

O time esteve em oito Copas do Mundo, sendo que o melhor desempenho foi um terceiro lugar em 1962. Em 1998 e 2010, foi eliminado pelo Brasil nas oitavas de final.

Já a Austrália não deve passar da primeira fase, principalmente por causa do grupo forte em que caiu (com Espanha, Holanda e Chile). Na Alemanha, em 2006, os socceroos (como são conhecidos os jogadores da seleção) conseguiram chegar às oitavas de final, melhor resultado entre as três Copas em que participaram até hoje.

Desta vez, os torcedores apostam em Tim Cahill (meia do New York Red Bulls, Estados Unidos), Lucas Neill (zagueiro do Omiya Ardija, Japão) e Brett Holman (meia do Al-Nasr, Emirados Árabes). O técnico é Angelos Postecoglou.


Chile

Nome oficial: República do Chile.
Capital: Santiago.
Localização: América do Sul; ocupado pela cordilheira dos Andes e banhado pelo Oceano Pacífico; faz fronteira com Peru, Bolívia e Argentina.
Área: 756.950 km².
População: 17,2 milhões de habitantes.
Relevo, clima e vegetação: O país apresenta diversos tipos de clima, indo do calor do deserto do Atacama até o frio das florestas úmidas da Patagônia. A vegetação também é variada com cactos, arbustos, araucárias e carvalhos. O Chile está sobre a placa tectônica ativa de Nazca, o que ocasiona terremotos e maremotos.
Idioma oficial: Espanhol ou castelhano.
Moeda: Peso chileno.
Esporte popular: Futebol.
Governo: República presidencialista, sendo Sebastián Piñera o presidente.
Economia: Destaca-se pela extração de madeira, cobre e outros minerais, indústrias de alimentos e cimento, fábrica de têxteis e turismo.
Curiosidades: O território foi conquistado pelos espanhóis, na figura de Fernão de Magalhães, em 1520. A proclamação da República ocorreu em 1818. Em 1973, o presidente Allende sofreu golpe de Estado e o general Augusto Pinochet assumiu, instaurando ditadura que durou 17 anos.


Austrália

Nome oficial: Comunidade da Austrália.
Capital: Camberra.
Localização: Oceania; o continente-ilha é banhado pelos oceanos Índico e Pacífico, e pelos mares do Timor, de Arafura, de Coral e da Tasmânia.
Área: 7.741.220 km².
População: 22,2 milhões de habitantes.
Relevo, clima e vegetação: O clima vai de árido a semiárido, passando por temperado e tropical. É plano, com solos antigos. O deserto de Outback compõe grande parte do território.
Idioma oficial: Inglês.
Moeda: Dólar australiano.
Esporte popular: Rugby.
Governo: Monarquia constitucional e democracia federal parlamentar. A monarca é Elizabeth II (rainha da Inglaterra) e Quentin Bryce, a governadora geral.
Economia: Tem o segundo maior índice de desenvolvimento humano do mundo. Além de se destacar pelo turismo, exporta energia e recursos naturais, como carvão, ferro, cobre, ouro, gás natural e urânio.
Curiosidades: Tem enorme gama de animais e vegetais. É lar das cobras mais venenosas do mundo e dos cangurus e coalas. Considera-se que o holandês Willem Janszoon avistou o local em 1606, sendo o território reivindicado pelo Reino Unido em 1770. A população nativa (aborígines) era de 350 mil na época da colonização.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;