Setecidades Titulo Folia
Lírios de Ouro vence
de novo em Sto.André

Agremiação da Vila Vitória superou concorrente,
Ocara Clube, por apenas 25 décimos na apuração

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
06/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Foram apenas 25 décimos de ponto de diferença sobre Ocara Clube, mas a Lírios de Ouro pôde festejar, na tarde de ontem, o bicampeonato no Carnaval de Santo André.

Com o enredo No Mundo Mágico da Alegria, Onde Tem Folia Tem Lírios de Ouro, a escola da Vila Vitória acumulou 179,25 pontos dos 200 em disputa e repetiu o feito do ano passado.

A conquista da Lírios foi obtida de maneira regular. A agremiação deixou de tirar duas notas máximas apenas em três quesitos: fantasia, mestre-sala e porta-bandeira e evolução. 

E foi justamente nas fantasias que ela superou a tradicional concorrente da Vila Guiomar e conseguiu a vantagem que lhe deu o título.

Ainda durante os desfiles da Avenida Firestone, no domingo, as alegorias da Lírios já rendiam elogios entusiasmados do público, admirado com o luxo e a exuberância.

“Desde que subimos, há cinco anos, queremos definir a beleza como a marca do Carnaval de Santo André. É um empenho de toda a comunidade e essa conquista é para ela”, exaltou o vice-presidente da escola, João Carlos Cardoso.

Vice? Sim, porque a emoção da apuração foi demais para o presidente, Emerson Aparecido Cecatto, que precisou receber atendimento médico em um hospital da cidade devido à pressão alta. Ele acompanhou as notas por telefone, com integrantes da agremiação que compareceram em bom número ao ginásio do Camilópolis.

Prontamente recuperado, Cecatto se reuniu com os companheiros para festejar o segundo título seguido na quadra. Festa merecida e que contou com um investimento total de R$ 95 mil e 600 integrantes, carimbando de vez o espaço da Lírios entre as grandes. Desde que assumiu, a agremiação aguentou três vice seguidos antes de chegar aos títulos.

“O Carnaval de nossa cidade cada vez está crescendo mais. Tudo mostra isso. Desde os valores até o título ser conquistado de forma acirrada. Quem ganhou foi o público”, apontou Cardoso. 

Ademar de Barros, presidente do Ocara Clube, concordou. “Infelizmente perdemos esse título por 25 décimos, mas não tem como ficar triste. Temos é que comemorar o trabalho feito. Foi um de nossos melhores desfiles já feitos na história. Nossa coirmã está de parabéns. E o nível de nossa Folia só melhora a cada ano”, disse.

QUEDA

Festa de um lado, tristeza do outro. As rebaixadas deste ano no Carnaval andreense foram Leões do Vale e Mocidade Fantástica de Vila Alice, ambas penalizadas pela Uesa (União das Escolas de Samba de Santo André).

A Leões perdeu seis pontos por ter entrado na passarela do samba com número inferior ao permitido de componentes. A Vila Alice, que perdeu dez pontos, sofreu advertências por descumprir o regimento que obriga a concentração das escolas antes do desfile e ter entrado com uma baiana a menos que o mínimo exigido.

Palmares volta ao Grupo A após cinco anos e três vice 

A campeã do Grupo B e futura integrante do quadro de elite do Carnaval de Santo André em 2015 é a Palmares. Com o enredo Anjos de Fé, Samba no Pé, a escola retorna à disputa do título principal após amargar cinco anos na divisão inferior. Foram três vice-campeonatos no período. 

A disputa foi acirrada com a Beleza Pura até o último quesito, bateria, em que tirou pontuação máxima, mas viu a concorrente fechar com 9,5 antes, o que não inibiu o presidente Adílson Gonzaga Alves de pular da cadeira comemorando o título e o esperado acesso.

“Esse título tem que ser valorizado demais”, disse. “Foram dois anos empatados com os campeões, ficando no Grupo B pelos critérios de desempate. Desta vez o trabalho foi focado, de seis meses. A comunidade está de parabéns.”

Segundo Alves, o trabalho será árduo para 2015 e já começa neste mês. “Não adianta nada você subir para cair no ano seguinte. Temos que honrar a tradição da escola. nos manter na elite do Carnaval”, disse.

ERRO

O clima pacífico da apuração contrastou com um erro cometido pelo jurado Francisco de Assis Melo, que esqueceu de dar nota para a bateria da Império do Parque Novo Oratório. Com isso, todas as notas atribuídas por ele foram desconsideradas, seguindo o regulamento.

A Império, aliás, foi punida com a perda de 23 pontos por número insuficiente de componentes no desfile.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;