Cultura & Lazer Titulo Música
Discos do cantor Pery Ribeiro ganham reedição especial

Caixa traz sete trabalhos do artista gravados no período entre 1967 e 1972

Vinícius Castelli
06/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Diversos álbuns da música que estavam perdidos acabam de voltar a ilustrar as prateleiras. Após lançar no ano passado uma caixa com os sete primeiros trabalhos do cantor Pery Ribeiro, que vão de 1967 a 1966, o selo Discobertas tira outra carta da manga.

Primeira voz a gravar a famosa canção Garota de Ipanema, o artista – morto em 2012 – tem revisitado na caixa Pery Internacional (R$ 149, em média) sete títulos que mergulham na fase que vai de 1967 a 1972 e conta com discos que gravou no México, Estados Unidos e Japão.

Geimini V em México, de 1967, é assinado ao lado de Leny Andrade e do grupo Bossa Três, que contava com Luiz Carlos Vinhas (piano), Octavio Vailly Jr. (contrabaixo) e Ronie Mesquita (bateria). O título traz composições como Samba de Verão, de Marcos Valle, Reza, de Edu Lobo, e Tristeza, de Haroldo Lobo.

Pery, de 1968, traz o cantor com o grupo Primo Quinteto. É dele que saltam composições como Máscara Negra, Na Baixa do Sapateiro, Água de Beber e Corcovado. O relançamento conta com três bônus, que são faixas do cancioneiro brasileiro transcritos para a língua inglesa. The Girl From Ipanema (Garota de Ipanema), Quiet Nights (Corcovado) e And Roses And Roses (Das Rosas).

Bossa Rio também embala o pacote. Produzido originalmente por Sergio Mendes, o álbum é registro da fase de Ribeiro nos Estados Unidos. É dele que saltam temas como Por Causa de Você e Menina, originalmente assinada por Jorge Bem. O disco traz ainda Canção do Sal, de Milton Nascimento, Do You Know The Way To San Jose, da dupla Burt Bacharach e Hal David, e Gentle Rain, de Luiz Bonfá.

Da mesma fase e clássico de sua discografia, o título de capa amarela Alegria! também ilustra a caixa. Grata surpresa é a raridade Bossa Rio – Live in Japan. Acompanhado pela voz de Gracinha Leporace e pelo grupo Bossa Rio, o artista desfila ao vivo na cidade de Osaka, no Japão, canções como Canto de Ossanha, de Baden Powell e Vinicius de Moares. Também estão no repertório do concerto Blackbird e Eleanor Rigby, dos Beatles.

Dá carreira solo listam os discos de 1971 e o de 1972. O primeiro traz 12 temas. O segundo, além das dez composições originais, traz um bônus, a canção Do Lado do Coração, do cantor e compositor Fagner.

Com produção assinada por Marcelo Fróes, a caixa teve todas as canções remasterizadas por Ricardo Carvalheira. Esta é a primeira vez que esses discos são lançados em CD no Brasil. As capas reproduzem as artes originais dos LPs e os discos trazem encartes com textos e fotos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;