Internacional Titulo
Al-Qaeda pretendia seqüestrar mais três aviões em 2003
Das Agências
21/06/2006 | 18:15
Compartilhar notícia


A rede terrorista Al-Qaeda pretendia seqüestrar aviões para atacar Reino Unido, Itália, Austrália e Estados Unidos, escondendo explosivos em câmeras fotográficas, segundo a rede de TV americana ABC, que cita um informe do Departamento de Segurança.

O documento menciona três projetos diferentes de atentados frustrados principalmente em 2003, acrescentou a rede em seu site, sem precisar como os planos terroristas foram descobertos. O Departamento de Segurança dos Estados Unidos recusou-se a comentar o assunto, pelo menos no momento.

No primeiro projeto, a Al-Qaeda planejava desviar aviões que partiriam do aeroporto londrino de Heathrow para, em seguida, jogá-los sobre o próprio aeroporto e sobre uma torre do bairro de negócios londrino Canary Wharf.

No segundo plano, previsto para maio de 2003, membros do grupo de Osama Bin Laden pretendiam fazer explodir um avião sobre o consulado americano na cidade paquistanesa de Karachi.

O terceiro atentado foi frustrado no verão (boreal) de 2003. Membros da Al-Qaeda usariam câmeras fotográficas e objetos semelhantes para dissimular bombas e armas, com o objetivo de capturar aviões para atacar Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Austrália.

Estes três projetos frustrados, somados a outros seis descobertos pelas autoridades americanas desde os atentados de 11 de setembro de 2001, "demonstram uma preferência por alvos vinculados à aviação", concluiu o informe citado pela ABC.

Apesar do aperfeiçoamento das medidas de segurança, o Departamento de Segurança "continua recebendo informações sobre ameaças terroristas no setor aéreo dos Estados Unidos e do mundo ocidental", adverte o informe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;