Economia Titulo Emprego
Centro público de Mauá é referência

Governo usa iniciativa para desenvolver projeto de lei e criar Sistema Único de Emprego e Trabalho

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
24/01/2014 | 07:09
Compartilhar notícia


Por atingir índice de eficiência em suas tarefas e prestar serviço diferenciado aos trabalhadores desempregados, o CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) de Mauá foi escolhido como referência pelo governo federal. Ao lado do órgão de fomento ao emprego de Cuiabá, no Mato Grosso, fará parte, como destaque de excelência, da construção do anteprojeto de lei do Sistema Único de Emprego e Trabalho Decente.

“Já nos reunimos três vezes, e o próximo encontro será no dia 30. A expectativa é que o grupo de trabalho formado para a elaboração do anteprojeto de lei conclua as atividades até abril. Depois, o documento será enviado para consultas públicas em todos os Estados e, por fim, submetido ao crivo do Congresso Nacional”, explicou o responsável pelo CPTR de Mauá, Marcelo Lucas Pereira, que é secretário municipal de Trabalho e Renda.

Ele explicou que, além dos indicadores de eficiência do centro, como atingir 88% da meta estipulada pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) – baseada em dados do emprego da cidade – com a colocação de 2.975 nas vagas disponíveis pelas empresas em 2013, o atendimento “humanizado” faz a diferença para atingir tais resultados, experiência conferida pelo governo federal.

“O atendente conversa com o trabalhador. Avalia ele. Se existe a necessidade de encaminhar para treinamento, psicóloga, especialista em RH (Recursos Humanos), ele será encaminhado. Mesmo que não tenha encaminhamento para uma vaga, ele não sai daqui sem ao menos uma resposta ou direcionamento”, explicou Pereira.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;