Política Titulo Diadema
Com aliados, PT domina ato contra reajuste do IPTU

Opositores à administração Lauro Michels deram o tom do protesto no Centro

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
21/01/2014 | 07:59
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Com apoio de entidades de classe, o PT monopolizou o ato contra o reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) realizado ontem em Diadema, que reuniu 150 pessoas, a maioria filiada ou simpatizante da sigla, para contestar a majoração no tributo de 2013 para 2014, que em alguns casos chegou a 868%.

Toda a bancada petista na Câmara participou do protesto, que teve adesão de militantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores), inclusive com a presença do presidente estadual da central sindical, Adir dos Santos. Candidato ao Paço diademense pelo PSTU em 2012, Ivanci Vieira dos Santos fez coro aos manifestantes.

A mobilização começou na Praça Lauro Michels, no Centro, que homenageia o tio-avô do chefe do Executivo, Lauro Michels (PV). Sob os gritos de “o povo na rua, Lauro a culpa é sua”, o grupo seguiu pela Avenida Antonio Piranga em direção ao terminal de trólebus, passando pela Avenida Fabio Eduardo Ramos Esquível, retornando ao ponto de partida, até a concentração final em frente ao prédio do Legislativo.

A manifestação prosseguia sem transtorno, até o secretário de Esporte, Marcos Ferreira (Solidariedade), ser reconhecido entre os manifestantes. Ele foi vaiado, mas não chegou a ser expulso.

Durante todo o percurso, os opositores não pouparam críticas ao governo Lauro, ironizando a declaração do verde de que o reajuste do IPTU em Diadema não foi abusivo e que, por isso, ele não teme qualquer ação judicial contra a medida.

“Acabou o terceiro turno (eleitoral) em Diadema. O ato de hoje (ontem) representa o sentimento da população contra o aumento abusivo do IPTU”, disse o vereador petista Josa Queiroz (PT).

Amanhã será realizada outra reunião na Câmara para definir que tipo de ação será impetrada na Justiça na tentativa de barrar o reajuste. Segundo o presidente da Casa, Eduardo Manoel Marinho, o Maninho (PT), deve ser encaminhada à Justiça ação conjunta entre as entidades e o PT.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;