Fechar
Publicidade
Publicado em quarta-feira, 15 de janeiro de 2014 às 06:00 Histórico

Mulher atingida por raio tentava salvar as crianças


Camila Galvez
Rafael Ribeiro

Incorporar notícia

Rogério Soares/Tribuna de Santos

 Companheiro há 13 anos da vendedora Rosangela Biavati, 36 anos, morta na tarde de segunda-feira após ser atingida por raio na Praia da Enseada, no Guarujá, o comerciante Leandro Lopes dos Santos, 37, disse ao Diário que sua mulher entrou no mar para tirar as crianças da água, entre elas o filho do casal, 11, no momento do acidente.

O corpo de Rosangela foi velado na noite de ontem no Cemitério Vale dos Pinheirais, em Mauá. A cremação será realizada na manhã de hoje, no Cemitério da Vila Alpina, na Zona Leste da Capital.

Segundo o marido, a família se preparava para ir embora devido ao mau tempo quando o acidente aconteceu.

“A gente viu que o céu começou a fechar e começamos a nos preparar para voltar. Ela estava chamando o pessoal, não nadando no mar”, disse Santos. “Sequer estava chovendo na hora.”

A família, moradora do Jardim Santa Rosa, em Ribeirão Pires, aproveitou o dia para levar parentes de Rosângela do Paraná e Santa Catarina à praia. Paranaense, a vítima nasceu na cidade de Dois Vizinhos, mas veio para a região ainda criança com os pais.

“Foi tudo muito rápido. Guardei as coisas no carro, de repente veio o raio e ela caiu”, disse o comerciante. “Todos nós sentimos os efeitos (da descarga elétrica). Também levei um choque.”

Santos diz que Rosangela foi retirada da água imediatamente após o ocorrido. Ele conta que entrou em desespero ao perceber que as tentativas de reanimá-la, com procedimentos básicos de primeiros-socorros, não surtiram efeito. Sem sucesso, chamou os bombeiros, que a levaram à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, onde o óbito foi confirmado pelos médicos.

“Parece que não caiu a ficha para nenhum de nós (da família) ainda. Não está fácil”, apontou o comerciante, emocionado. A vítima trabalhava em comércio de sapatos no Centro de Ribeirão Pires e por isso era muito conhecida na cidade. O marido é proprietário de uma loja de escapamentos.

Ontem, antes mesmo do início do velório, dezenas de amigos e parentes do casal aguardavam a chegada do corpo da vítima à região, o que ocorreu por volta das 22h.

Fotógrafo do Litoral registra o momento da tragédia

O fotógrafo do jornal A Tribuna Rogério Soares, 40 anos, registrou o momento em que a turista Rosangela Biavati foi atingida pela descarga elétrica na praia da Enseada, no Guarujá. O profissional estava fazendo fotos do movimento das praias quando, por volta das 15h, o tempo começou a fechar. “Chamou a minha atenção o carro parado na faixa de areia, e comecei a fazer o registro.”

De dentro do carro da reportagem, onde se abrigava da chuva, Soares sentiu o impacto do raio. “Foi tão forte que achei que tinha caído ao lado da gente.”

Foi quando seu deu conta de que a moça que ele fotografava entrando no mar, de braços abertos, estava no chão, sendo socorrida pelos familiares. “Por cerca de dois minutos eles tentaram reanimá-la, mas como continuavam caindo raios, os parentes a tiraram dali na caminhonete”, afirma.

Em janeiro do ano passado, Soares acompanhou profissionalmente o caso de um menino que foi atingido por raio quando caminhava com os pais no calçadão. “As pessoas acham que não vai acontecer com elas, infelizmente, e por isso se arriscam.”

Faixas e banners alertam turistas sobre perigos das tempestades

Há cerca de três semanas, a Defesa Civil do Guarujá instalou faixas e banners na orla da praia para alertar turistas sobre a importância de deixar o local durante tempestades. A informação é do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos), que afirmou que os guarda-vidas também pedem aos visitantes para sair da faixa de areia sempre que a chuva começa a se anunciar.

A professora de Física da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Rosângela Gin diz que o alerta é essencial. “Não adianta se proteger só da chuva. A pessoa precisa se abrigar em local fechado, e não em pontos de ônibus, debaixo de árvores.” Segundo Rosângela, os quiosques da praia não são seguros por serem abertos. O ideal, conforme a especialista, é se abrigar dentro de um imóvel ou carro fechado.

A professora explica que em locais abertos a probabilidade de uma pessoa ser atingida por um raio é maior por conta de sua altura em relação ao solo. “O raio procura os pontos mais altos para se conectar com o chão.” Além disso, a pessoa não precisa ser atingida diretamente para sofrer consequências para a saúde. “A descarga elétrica pode alcançar uma pessoa a até dez quilômetros de distância de onde o raio caiu.”

A morte de Rosangela é a primeira por raio registrada neste ano na Baixada Santista, segundo o Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), do Inpe.



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista Notícias do dia 2 do 10 de 1999 Notícias do dia 2 do 10 de 2000 Notícias do dia 2 do 10 de 2001 Notícias do dia 2 do 10 de 2002 Notícias do dia 2 do 10 de 2003 Notícias do dia 2 do 10 de 2004 Notícias do dia 2 do 10 de 2005 Notícias do dia 2 do 10 de 2006 Notícias do dia 2 do 10 de 2007 Notícias do dia 2 do 10 de 2008 Notícias do dia 2 do 10 de 2009 Notícias do dia 2 do 10 de 2010 Notícias do dia 2 do 10 de 2011 Notícias do dia 2 do 10 de 2012 Notícias do dia 2 do 10 de 2013 Notícias do dia 2 do 10 de 2014