Economia Titulo Montadora
Produção de veículos atinge recorde em 2013
Andréa Ciaffone
Do Diário do Grande ABC
08/01/2014 | 07:39
Compartilhar notícia


Produção recorde. Duas palavras que ficam muito bem juntas e que se aplicam ao setor de veículos em 2013, conforme anunciado ontem pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). No total, foram fabricadas no País 3.740.418 unidades entre automóveis, caminhões e ônibus, o que representa crescimento de 9,94% em relação a 2012, quando foram produzidas 3.402.508. Esse percentual é o maior em três anos, tendo em vista que 2010 atingiu 9,95%. Se for considerada a média de produção dos últimos cinco anos, a expansão de 2013 foi 14,5% maior, e para dez anos, 34,7% superior. De acordo com a entidade, o número de empregos cresceu 2,7% em relação a 2012. 

 “Obtivemos esse recorde em 2013 graças aos avanços ligados ao programa Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores)”, afirma o presidente da Anfavea, Luiz Moan. 

 Criado pelo governo federal, o Inovar-Auto tem o objetivo de estimular o investimento na indústria automobilística nacional em inovação, pesquisa e desenvolvimento. Como contrapartida, concedeu descontos no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). E resultou em maior demanda, tendo em vista que as montadoras repassaram a desoneração nos preços finais.

 “A expectativa de crescimento para o setor é de 0,7% na produção e de 1,1% nas vendas, considerando um cenário em que a previsão de evolução do PIB (Produto Interno Bruto) é de 2,5%”, diz Moan. 

VENDAS 

 A despeito do crescimento na produção, Moan destaca que em termos de vendas de veículos nacionais, medidas pelo número de licenciamentos, a alta foi mais discreta, de apenas 1,5% no ano. Se o emplacamento de importados, que caiu 10,3% ano passado, entrar na conta o resultado final de licenciamentos foi de -0,9%, “Esse resultado deve ser interpretado como um empate técnico, representa um dia de vendas e não preocupa porque ocorre sobre uma base muito alta”, observa o presidente. “Além disso, a maior seletividade de crédito foi fator determinante para que o resultado de vendas não apresentasse crescimento semelhante ao da produção”, diz Moan, que chamou atenção para o fato de que a previsão para 2014 é que o estoque de crédito aumente entre 4% e 5%.

 O presidente destaca que mesmo pequeno, o avanço de 1,5% nas vendas de veículos nacionais é 44,8% maior, em unidades, do que a média de comercializações dos últimos dez anos. 

 O setor de máquinas agrícolas superou o recorde de produção de 1976, totalizando 100.451 unidades. “Vale notar que a tecnologia embarcada e a potência das máquinas de hoje são maiores”, destaca Moan.

COMÉRCIO EXTERIOR 

 Em 2013, as exportações, que somaram US$ 16,6 bilhões, alta anual de 13,5%, foram recorde do setor. Em relação às vendas de veículos em unidades, o crescimento foi de 26,5%. “Para 2014 podemos esperar o começo de um ciclo de ganho de competitividade nas exportações trazido pela implementação do programa Exportar-Auto, que só deve ter efeitos sensíveis em 2015”, completa Moan. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;