Palavra do Leitor Titulo Artigo
Conquistas e novos passos na Educação

A rede de ensino estadual paulista celebra um ano de conquistas históricas, em sintonia com os anseios das comunidades escolares de todo o Estado

Do Diário do Grande ABC
26/12/2013 | 08:20
Compartilhar notícia


Artigo

A rede de ensino estadual paulista celebra um ano de conquistas históricas, em sintonia com os anseios das comunidades escolares de todo o Estado. A mais recente representa melhoria para 2,5 milhões de jovens do Ensino Fundamental, 184,5 mil deles nas 324 escolas do Grande ABC. A secretaria elaborou outro plano, em conjunto com a rede, que aprimora o sistema de progressão continuada nas escolas estaduais a partir de 2014. Esta decisão consolida as ações da Pasta e projeta bom retrospecto para os novos passos.

A política de ensino que ampliou de dois para três ciclos o Ensino Fundamental foi construída ao longo de ampla pesquisa em conjunto com nossos educadores. As mudanças foram sustentadas por ferramentas pedagógicas, como novos modelos de recuperação, assim como o reforço aos sábados que só no Grande ABC contou com a indicação de 5.600 alunos no último mês avaliado.

Essas melhorias no sistema de progressão estão alinhadas a outras ações de grande destaque, como o novo modelo de escola de tempo integral, que em 2014 chegará a 181 unidades de ensino, atendendo mais de 50 mil alunos. No Grande ABC, serão 11 escolas no próximo ano letivo, quatro delas só em Santo André, fazendo com que manter o aluno por mais de oito horas estudando seja realidade para 4.000 estudantes.

Outro programa aperfeiçoado com êxito é o Vence, que oferece ao estudante a chance de concluir o Ensino Médio com dupla formação, no ensino regular nas escolas estaduais e Ensino Técnico no contraturno em instituições conveniadas. Em 2013, a oportunidade foi oferecida para 50 mil estudantes em todo o Estado e em 2014 chegará a 100 mil. No Grande ABC, são 3.500 contemplados com o Vence. Além disso, a região possui seis centros de estudos de línguas, que oferecem aulas de idiomas como alemão, espanhol, inglês e francês, também ampliando o tempo em que os nossos estudantes passam na escola.

Tão fundamentais nesses processos de mudança como os alunos são os nossos servidores. Para eles, realizamos o maior concurso do magistério paulista, com 59 mil vagas e 322,7 mil inscrições. Colocamos em vigor ainda política salarial que prevê aumento escalonado de 45% no salário até 2014.

Olhando em retrospectiva, 2013 faz com que a sensação de dever cumprido seja materializada no desejo de vislumbrar novos desafios sob a perspectiva de que juntos, sociedade, pais, alunos e escola, podemos fazer mais e melhor. Boas-Festas e excelente início de ano para todos nós!

Ariane Butrico é dirigente regional de ensino de Santo André.

Palavra do leitor

Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Bosch América Latina; Studio Stern; Net Stern; Franklink eMarketing; In Press Porter Novelli; Alessandra Nascimento; Vanessa Lemes; Bruna Gomes; Lia Mara Sacon; Carlos Abdalla; Mustafa Baruki; Planeja & Informa Comunicação e Marketing; Carlos Emmiliano Eleutério; Symantec Brasil; Voice Comunicação Institucional; Fábio Hyppolito; Paulinha Patari; Nina Marciano Comunicações; MP & Rossi Comunicação Integrada; Newstyle Criatividade Boa de Conta; Eliane Vitiello; Ester Vitkauskas; Lilian Comunica; Antonio Carlos Cristiano; Advocacia Cristiano; Tusp (Teatro da Universidade de São Paulo); Canção Nova.

Elogio
Registro o meu mais profundo agradecimento ao nosso mais novo comandante da Polícia Militar de Mauá, coronel Barthasar, pelo belo trabalho que vem fazendo junto ao nosso município, que estava carente de autoridade desse porte. Hoje estamos vendo mais polícia na rua e mais viaturas. Parabéns pelo belo trabalho e à Polícia Militar por ter enviado ao nosso município representante digno de nossa cidade, e, principalmente, nascido nela, criado nela, por isso conhece muito bem a necessidade de Mauá.
Elisabete Gomes
Mauá

Tem de participar
Há leitores que reclamam, neste espaço, do atendimento do SUS em Santo André. Em primeiro lugar quero me solidarizar com todas as demandas, mas também gostaria de lembrá-los de que entra ano, sai ano e a situação da Saúde só piora. Estamos cansados de promessas em épocas eleitorais, onde tudo parece ser possível melhorar, com um toque de mágica. Como as coisas não funcionam, tomo a liberdade de aconselhá-los a procurar o Conselho Municipal de Saúde da sua cidade e participar ativamente dele, exigindo transparência, pois essa é a única maneira de entender e participar da Saúde da sua cidade. A participação popular é direito assegurado por lei, mas é preciso ser exercida em toda a plenitude, para transformarmos o SUS no nosso melhor plano de saúde.
Roberto Canavezzi
São Caetano

Celso Daniel
A tão esperada reforma do estacionamento do Parque Celso Daniel, em Santo André, finalmente foi terminada, e dentro do prazo previsto pelo PT. Espetacular obra de engenharia, após vários projetos e aprofundados estudos, transformou o estacionamento público em praça de estacionamento pago por meio de parquímetros. E por escancarada fome de arrecadação irão cobrar até de idosos e cadeirantes, mesmo com cartão fornecido pelo Detran para vagas especiais! Parabenizo o nosso prefeito Carlos Grana, que mais uma vez justificou o nome, e aos nobres vereadores pela coragem demonstrada. Espero que convidem a presidente Dilma, que certamente virá acompanhada do ex-presidente Lula, para inauguração de tão importante obra realizada no estacionamento do parque, que, para nós, antigos frequentadores, é e continuará sendo Duque de Caxias, queiram ou não os ‘vermelhinhos’.
Nelson Sanchez
São Caetano

Rudge Ramos
Parabenizo o bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, pelos seus 122 anos, que serão comemorados hoje, e também ao coordenador Ramiro Neves e ao seu assessor Paulinho pelo excelente atendimento aos munícipes.
Juarez Barbosa de Castro
São Bernardo

Implante do Renan – 1
Podem falar o que quiser contra Renan Calheiros, mas uma coisa é certa, ninguém pode dizer que ele não teve crescimento de cabelo a jato, não é mesmo?
José Marques
Capital

Implante do Renan – 2
O presidente do Senado, Renan Calheiros, fez implante ou ‘desplante’? Acho que a FAB deveria recusar-se a transportar políticos em aviões das Força Aérea.
Mário A. Dente
Capital

DNA dos políticos
Diante das atitudes mesquinhas dos presidentes do Senado, da Câmara, do ministro da Previdência e de outros aproveitadores utilizando aviões da FAB em viagens particulares, mesmo gozando de tantos privilégios injustificáveis, tudo pago com dinheiro público, causando indignação, repugnância e vômito em pessoas decentes, eu pergunto: os demais políticos, que há quase 30 anos insistiram na saída dos militares e na volta das Diretas Já!, não se envergonham diante de tanta cara de pau dessas ‘excelências’ seus colegas? É assim que esses sanguessugas da Nação constroem um Brasil melhor e acabam com a pobreza? O Lula e a Dilma ainda vêm falar em fome zero! Às custas de quem? Depois de descoberta e noticiada mais essa malandragem, com a maior cara de pau do mundo eles dizem que vão devolver o dinheiro. A imagem do Congresso e da Câmara já é mais baixa que rodapé de porão. Infelizmente, esse é o DNA da maioria dos nossos políticos, que ainda se acham no direito de condenar os 21 anos do regime militar.
Nilson Martins Altran
São Caetano
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;