Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Quatro décadas

No fim de 1973, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) assumia as atividades em São Paulo. Quatro décadas depois...

Do Diário OnLine
22/12/2013 | 09:35
Compartilhar notícia


ARTIGO

Quatro décadas

No fim de 1973, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) assumia as atividades em São Paulo. Quatro décadas depois, celebramos trajetória de avanços que posicionam o Estado entre os mais bem colocados no ranking do saneamento brasileiro. Isso significa fornecer água a 28 milhões de paulistas de 365 municípios, coletar 83% do esgoto e tratar 77% dessa carga poluidora. Vamos atingir, em 2014, a universalização nas sedes das cidades do Interior e, até 2020, no Litoral e Grande São Paulo. Estamos próximos de um feito inédito no País.

Em pleno século 21, a falta de saneamento aprofunda o fosso entre o Brasil dos discursos oficiais e o Brasil real, onde metade do esgoto não é coletada e pouco mais de 30% disso recebe tratamento. O resultado: aumento das filas nos hospitais, baixo desempenho educacional, degradação ambiental e a renúncia ao desenvolvimento. Há quatro décadas, São Paulo decidiu não fazer parte deste cenário.

Criada no governo Laudo Natel, um dos períodos mais importantes teve início em 1995, com o empenho do ex-governador Mário Covas pelo reequilíbrio financeiro e criação das unidades por bacias hidrográficas, aproximando as bases de operação dos clientes. Outro capítulo marcante, do qual participei, em 2002, foi a entrada no novo mercado, exigindo maior transparência, governança corporativa e eficiência operacional, resultando em mais capacidade de investimentos e geração de benefícios para a sociedade e seus acionistas, muitos dos quais fundos de pensão e poupadores individuais.

Em 2007, as estratégias direcionadas à universalização consolidaram nova fase no saneamento paulista. O índice da mortalidade infantil caiu 62% em 20 anos, o que diz muito dos avanços no saneamento que, ao lado da Educação, garante condições para infância com saúde e perspectivas. A sensibilidade socioambiental também está presente em programas como o Onda Limpa, a maior ação de saneamento do litoral brasileiro.

Com o Se Liga na Rede, estamos conectando gratuitamente as casas de 192 mil famílias às tubulações de esgoto. Rios voltaram a ter vida e o Projeto Tietê já reduziu a poluição em mais de 160 quilômetros. Ainda são grandes os desafios – sobretudo em setor demasiadamente tributado e dependente da parceria de municípios e consciência dos cidadãos. Mas a ocasião é para ser celebrada.

Parabéns à família sabespiana e aos paulistas, afinal a Sabesp é patrimônio de todos nós.

Geraldo Alckmin é governador do Estado de São Paulo.

PALAVRA DO LEITOR

Boas-Festas

O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Work Image; Viviane Zanardo Lancellotti; VIPress Comunicação Integrada; Gabriela Fernandes; AMIgo! Comunicação Integrada; Vera Moreira; Organics Brasil – Orgânicos no Brasil e no Mundo; Magali Magalhães; Brook’s SP; Torres de Melo; Grupo Guararapes; Editora A Partilha; Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues; Investidor Social; Pastoral Fé e Política – Arquidiocese de São Paulo; PFP PSJB Contato; Eduardo Zago; Nice Rocha Zago; Paulo Panossian; Tatiane Cleofe Debei; Patrícia Tinonin; Fabíola de Souza Melo; Daniela Franco Moreno; Sthéphanie Thomazini; Letícia Campos; Clareane Moraes; Perspectiva Comunicação; Luiz Augusto Gimenes; Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo); deputado federal Arnaldo Jardim.

Menor: 16 anos

Fiquei estarrecido quando li a reportagem na coluna Rápidas onde dizia que ‘Menor zomba e ameaça PMs ao ser apreendido’ (Setecidades, dia 18). Ao ser apreendido em flagrante, em Diadema, desmanchando um veículo roubado, ele diz: ‘Sou de menor e amanhã tô na rua, dividindo o dinheiro com parça e armado de fuzil para trocar tiro com você’. O que dizer a isso? Realmente, é o que vai acontecer em alguns anos, ou brevemente. Lamentável! Quando estava com a idade desse garoto, eu já tinha dois anos de registro na chamada carteira de menor, porque era permitido trabalhar a partir de 14 anos. Ah, também estudava. Mais uma vez, lamentável!

Arlindo de Almeida, Santo André

Reescrevendo

Aprendi e sempre ensinei que a história é contada pelos vencedores. Hoje é necessário reconhecer que o revanchismo reescreve a história. Para isso, políticos frustrados em seus sonhos juvenis, oportunistas de plantão, meios de comunicação cada vez mais ágeis e senhores da opinião, e jovens alienados no mundo digital que sequer sabem compreender o que acontece. Pobre o país que muda sua história ao sabor dos plantonistas do poder.

Olavo Silva Júnior, São Caetano

Resposta

Em resposta à carta da leitora Lidia Meira (Cruzamento, dia 17), a Prefeitura de Santo André, por meio do DST (Departamento de Segurança e Trânsito), informa que está monitorando o local nos horários de pico de maior movimento para coibir a prática de veículos pararem sobre a faixa de pedestres.

Prefeitura de Santo André

Social

Gostaria de agradecer o espaço que foi dado ao Grupo Esparrama na coluna Social do Diário (Cultura & Lazer, dia 8). A foto ficou bem grande e o texto ficou muito legal! Postei em nossa página, marcando a página Social do Diário. Obrigada pela reportagem!

Luciana Gandelini, Capital

Saudade

Deixo aqui a minha tristeza pela partida da poetisa Marina Rolim, amiga e companheira da luta pela poesia (Setecidades, dia 17). Arquiteta de versos onde a magia das palavras permaneciam em nossos ouvidos quando os declamava. Vai poeta, leva seus versos para os anjos, deixa a doce lembrança de sua passagem e grande saudade.

Maria José Castiglioni, Santo André

Implante de Renan

Considerando que voo de avião da FAB (Força Aérea Brasileira), de Brasília para Recife, custa aproximadamente R$ 32 mil, cada um dos 10 mil fios de cabelo implantados na cabeça de Renan Calheiros representará gasto de R$ 3,20 aos cofres públicos.

Roberto Twiaschor, Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;