Política Titulo São Bernardo
Marinho gasta R$ 71,4 mi
com publicidade

Em cinco anos, prefeito petista de São Bernardo
turbinou custos, principalmente em ano pré-eleitoral

Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
22/12/2013 | 07:11
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Celso Luiz/19.06.2012/DGABC


Em cinco anos à frente da Prefeitura de São Bernardo, o prefeito Luiz Marinho (PT) gastou R$ 71,4 milhões com publicidade de sua administração. O petista separou, em média, R$ 14,3 milhões por ano em propaganda de sua gestão, mas, em 2011, ano pré-eleitoral da disputa pela reeleição, escancarou os cofres públicos para propalar marcas do Executivo são-bernardense, despendendo R$ 32 milhões.

Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação mostram que Luiz Marinho, que era cotado a concorrer no pleito ao Palácio dos Bandeirantes em 2014, mantém tendência de depositar valores mais robustos em publicidade em anos pré-eleitorais – segundo regras do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e de acordo com a Constituição Federal, gestor público não pode destinar quantias superiores em campanhas publicitárias em comparação a anos anteriores.

O petista chegou ao Paço, em 2009 com aporte de R$ 889,1 milhões endereçados à veiculação de atividades do governo. No ano seguinte, R$ 7 milhões foram separados do Orçamento para propagandas, aporte esse que chegou a R$ 32 milhões em 2011. No ano passado, já sob efeito de limitações eleitorais e constitucionais, o chefe do Executivo gastou R$ 12,9 milhões. Até dezembro, o prefeito voltou a transferir mais receita ao setor: R$ 18,7 milhões. No ano que vem, haverá eleição para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais.

Os R$ 71,4 milhões empenhados para propaganda em cinco anos serviriam para construção de, pelo menos, dois projetos viários do porte da nova Avenida Lions, no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, que consumiu R$ 25 milhões dos cofres públicos – houve rebaixamento de pistas, pavimentação e sinalização na ligação de Santo André à Via Anchieta e a Diadema.

A quantia serviria também para que a Prefeitura conseguisse investir no custeio e na compra de equipamentos para o Hospital de Clínicas. Marinho solicitou, por duas vezes, recursos do governo do Estado, alegando que a administração municipal não dispunha de verba suficiente para finalizar o complexo hospitalar. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) transferiu R$ 40 milhões para o equipamento municipal, que custou mais de R$ 160 milhões.

Depósitos da administração Marinho com publicidade nos cinco anos superam o Orçamento da Prefeitura de Rio Grande da Serra para 2014. O prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) espera arrecadar R$ 68,2 milhões a partir do ano que vem, recursos esses que serão investidos para políticas de Educação, Saúde e Habitação para 44 mil habitantes.

Ao longo dos anos, o governo petista divulgou projetos, programas e obras em outdoors, inserções de rádio e televisão, além de material impresso, espalhado pelos quatro cantos da cidade. O valor despendido do erário com publicidade é constantemente questionado pela oposição, na tribuna da Câmara.

Numa comparação com o Orçamento de São Bernardo para 2014 – avaliado em R$ 4,7 bilhões –, a quantia separada por Marinho com campanhas publicitárias representaria 1,5% da peça orçamentária. Das receitas previstas para o próximo ano, Transporte ficará com 21,2%. Saúde (21% do Orçamento), Educação (19,1%) e Urbanismo (13,5%) aparecem em seguida.




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