Claúdio Conz Titulo Construção civil
E que venha 2014!

Para o ano que vem, estamos trabalhando com um PIB (Produto Interno Bruto) de 3% e prevemos que o varejo de material de construção
cresça até 6% no primeiro semestre e 8% no segundo, chegando a 7,2% de crescimento no ano.

Cláudio Conz
20/12/2013 | 07:16
Compartilhar notícia


Mais um ciclo se encerra. Fechamos o ano abaixo das nossas expectativas iniciais. As vendas de material de construção em 2013 devem alcançar índices entre 4% e 4,5% superiores aos resultados obtidos em 2012. E o aquecimento do nosso setor deve continuar em 2014 em patamares ainda superiores.

Para o ano que vem, estamos trabalhando com um PIB (Produto Interno Bruto) de 3% e prevemos que o varejo de material de construção cresça até 6% no primeiro semestre e 8% no segundo, chegando a 7,2% de crescimento no ano. As previsões são superpositivas em razão do atual momento que estamos atravessando, e nem mesmo a diminuição de dias úteis devido à Copa do Mundo e o fato de 2014 ser um ano eleitoral, devem diminuir o nosso desempenho.

Para quem trabalha com o comércio, especialmente no que diz respeito a materiais de construção, que é o nosso caso, precisamos encarar que estamos vivendo um novo momento. Vimos a ascensão de uma nova classe média, com poder de compra e de escolhas que se torna mais poderosa e determinante a cada dia. Por outro lado, como integrante do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República), vejo também as coisas pelo outro lado, das ações que estão promovendo maior distribuição de renda, acesso ao crédito, melhorias sociais, enfim, desenvolvimento.

Avalio que estamos vivendo um período de muitas oportunidades. Empreendedor é aquele que consegue enxergar além do curto prazo e pensar de forma diferente, encarar desafios e encontrar novas formas de desenvolver seu negócio, gerando riqueza, renda e crescimento econômico, seja nos centros desenvolvidos, que estão tornando municípios verdadeiramente de classe média, ou aqueles mais ao interior, que precisam justamente de nosso empreendedorismo para gerar o progresso.

E com esse pensamento encerramos o ano de 2013, com a certeza de que o ano de 2014 virá repleto de desafios. Se você ajustar as velas, certamente vai conseguir fazer o seu barco percorrer um caminho ainda maior, com resultados muito satisfatórios.

É com esse ideal que procuramos ajudar os 144 mil lojistas que representamos. Somos parte integrante do complexo denominado de construbusiness, que representa 13% do PIB brasileiro. A cadeia da construção civil emprega 15 milhões de pessoas, sendo 4 milhões diretamente, com um expressivo poder multiplicador sobre demanda doméstica, e um mínimo viés importador, com um superávit comercial de cerca de US$ 2,5 bilhões ao ano entre bens e serviços.

Em 2014, continuaremos na luta para movimentar o setor e trabalhando muito para construir o Brasil que nós queremos. Conto com você nesta jornada!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;