Cultura & Lazer Titulo Comemoração
Show circense em
ritmo de aniversário

Cia Circo do Asfalto completa cinco anos com
atividade gratuita no domingo em São Bernardo

Luís Felipe Soares
19/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O circo não vive somente debaixo da tradicional lona montada em grandes campos abertos. A arte pode entrar em contato com o público de diferentes maneiras, inclusive na simplicidade da rua. É a partir dessa ideia que a Cia Circo do Asfalto, de São Bernardo, vem realizando suas atividades. Neste mês, o grupo celebra cinco anos de estrada e irá comemorar seu aniversário com espetáculo especial no fim de semana no quintal de casa. A trupe invade no domingo, a partir das 16h, o espaço do Parque Raphael Lazzuri, no bairro Anchieta, com performances de acrobatas, palhaços, malabaristas e outras figuras típicas do universo circense. O show tem entrada franca.

Desde sua criação, em 2008, a companhia tem mostrado talento e ganhado espaço em importantes centros culturais do País. Também já constam em seu currículo participações em eventos internacionais, caso da 15ª Convenção Argentina de Palhaços e Espetáculos de Rua e da quinta edição da Convenção Uruguaia de Malabares e Circo, ambas em 2011.

“Estamos em um crescente e sabemos que ainda temos bastante a evoluir. Lutamos muito pela arte de rua e por isso fizemos questão de comemorar nosso aniversário no (parque) Raphael Lazzuri. Já fizemos centenas de apresentações por lá e mantemos o caráter de passar o chapéu, que é o grande lance desse universo”, explica Douglas Marinho, um dos fundadores do grupo. “No começo tudo era mais difícil, mas trabalhamos e estudamos em razão de tudo isso. Queremos levar arte para todo tipo de pessoa, desde um público mais elitizado até para quem não tem nada.” Além de Douglas, a trupe atualmente conta com Fran Marinho, Ricardo Avellar e o pequeno Téo, 3 anos, filho de Douglas e Fran.

Muito do conhecimento que os integrantes adquiriram veio por meio de contato com outras culturas, principalmente em viagens a outros países da América do Sul e Europa. “No Brasil está começando a melhorar esse cenário quanto à arte de rua. Hoje há mais festivais e artistas do gênero. As pessoas passaram a compreender melhor tudo e a perceber que se trata de uma arte a ser valorizada. Nos apresentamos com um espetáculo e estrutura de qualidade. É um trabalho profissional, não queremos esmola no chapéu”, afirma Douglas, ressaltando as dificuldades burocráticas para se fazer uma apresentação ao ar livre.

No fim de semana, montagens de diferentes gêneros se espalharão pelo parque, casos de números aéreos, corda indiana, contorcionismo e da pouco conhecida percha lira. mastro controlado por dois artistas no qual os envolvidos fazem evoluções acrobáticas. O evento terá a participação especial de artistas amigos que já tiveram sua história cruzada com a da companhia, entre eles Edson Dooley, Thais Regina e Kadu Mendes.

Além do espetáculo, a tarde contará com exposição de imagens que retratam a Cia Circo do Asfalto. As fotos registradas por Ricardo Avellar servem como uma viagem no tempo para recordar momentos interessantes ao longo dos últimos anos. Nas imagens, os artistas e o público se misturam em momentos de diversão capazes de chamar a atenção de jovens e adultos. A mostra ficará aberta até o fim das atividades do dia.

Cia Circo do Asfalto – Especial. Domingo, às 16h. No Parque Raphael Lazzuri – Avenida Kennedy 1.111, São Bernardo. Grátis. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;