Economia Titulo Químicos
Braskem compra Solvay e visa expansão de até 20%

Fabricante de PVC possui unidades em Santo André e na Argentina

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
18/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


 A Braskem anunciou ontem a aquisição do controle da Solvay Indupa, fabricante de PVC (resina plástica destinada à construção civil) que possui unidades em Santo André e em Bahía Blanca, na Argentina.

Segundo o presidente da Braskem, Carlos Fadigas, a compra ainda depende da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Caso a transação seja aceita, há planos para expandir a unidade do Grande ABC.

“Um dos projetos de expansão da Solvay que nós pretendemos dar continuidade é para São Paulo (fábrica de PVC em Santo André). Assim, podemos agregar aproximadamente 50 mil toneladas à produção (de 300 mil toneladas por ano). Isso significa expandir entre 15% e 20% a capacidade”, explicou Fadigas durante teleconferência para mercado.

A unidade andreense, localizada em Paranapiacaba, conta com 368 funcionários, enumerou o secretário administrativo e financeiro do Sindicato dos Químicos do ABC, Juvenil Nunes da Costa.

“Nossa preocupação é de que aconteça como ocorreu com a Rhodia Química (em Santo André). A Solvay a comprou e vai desativar a produção na unidade (em um ano e meio a dois anos)”, explicou Costa.

No entanto, o presidente do sindicato, Paulo Lage, expressou um pouco mais de confiança, tendo em vista que a Braskem apresentou intenção de expansão. “No entanto, a gente está acostumado a ver tanta coisa que sempre há um risco.”

Ambos receberam, ontem, o anúncio de que a Braskem havia selado a compra da Solvay Indupa em Bruxelas, capital da Bélgica, onde participaram de cerimônia de assinatura do pacto global entre o grupo belga, a IndustriAll (nome da Federação Internacional de Trabalhadores em Indústrias Químicas, Metalúrgicas e Têxteis) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Lage revelou que conversou com os principais executivos da Solvay, em Bruxelas. O assunto era o destino do imóvel onde ficava a Rhodia Química. Mas não obteve resposta definitiva. “Eles se comprometeram a realizar levantamento para sentar e conversar com o sindicato depois que tiverem algumas novidades para anunciar.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;