Setecidades Titulo Em Santo André
Laboratório em Sto.André fará até 500 exames por dia

Prefeitura cria espaço adequado para atender demanda de análises clínicas na cidade

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
18/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Prefeitura de Santo André entregou ontem o laboratório de análises clínicas, localizado dentro da Secretaria de Saúde, na Rua Primeiro de Maio, 127, Centro. O espaço, destinado a atendimento via SUS (Sistema Único de Saúde) foi reformado para substituir unidade que funcionava em casa alugada e não tinha estrutura adequada para atendimento. O laboratório tem capacidade para realizar até 500 exames por dia, e a meta é que a espera para atendimento no local seja de até 20 minutos.

O exame só será realizado mediante agendamento, feito pelas unidades de Saúde da cidade. O laboratório fará análises básicas, como sangue, fezes e urina, e também mais complexas, como curva glicêmica e coleta de líquor da medula, entre outras.

A população começará a usufruir o serviço a partir do dia 5. “Isso ocorre porque os exames agora no fim do ano já estão marcados, então, a nova agenda será feita aqui”, explicou o secretário de Saúde do município, Homero Nepomuceno Duarte.

Ao todo, foram investidos R$ 300 mil na reforma, sendo que o mobiliário e profissionais são de empresa terceirizada que irá gerir o local. Além do atendimento realizado das 7h às 17h durante a semana, o laboratório funcionará também aos sábados, das 7h às 11h, para pessoas que não podem realizar os procedimentos em dias úteis. “Exames básicos continuam sendo feitos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), mas quem morar ou trabalhar próximo daqui poderá realizá-los diretamente no laboratório”, destacou Duarte.

O prefeito Carlos Grana (PT) afirmou que o laboratório é um presente para a população. “É nossa última entrega num ano em que 15% do Orçamento municipal foi destinado para a Saúde, como prevê a legislação. Nossa perspectiva é que a partir de 2014, 30% do Orçamento seja voltado para o setor”, prometeu o chefe do Executivo.

IMAGEM

No laboratório inaugurado ontem serão realizados apenas exames clínicos. A meta do secretário de Saúde é criar centro de diagnóstico por imagem no prédio onde hoje funciona a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Centro, na Avenida Perimetral. Para isso, porém, será necessário inaugurar outra UPA na região dos bairros Centreville, Cidade São Jorge, Jardim Marek e Parque Marajoara. “Cerca de 70% da população atendida na unidade Centro vem destes bairros, por isso, quando levarmos o atendimento para lá, será possível fazer o centro de diagnóstico por imagem”, garantiu Duarte. Ainda não há data para as mudanças. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;