Política Titulo Na UFABC
Dilma vem a São Bernardo em exaltação para Lula

Presidente participa de cerimônia de entrega de
título de honoris causa ao seu padrinho político

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
04/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A presidente Dilma Rousseff (PT) confirmou participação no evento de entrega de título de doutor honoris causa ao seu padrinho político e antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no campus de São Bernardo da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Em princípio, essa é a única atividade de Dilma no Grande ABC em sua terceira visita oficial à região. Ela compareceu também à entrega da UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) Alves Dias, em julho de 2012, e divulgação de investimento federal nos sete municípios e em cidades com menos de 50 mil habitantes no Estado, em agosto deste ano. Ambas as cerimônias aconteceram em São Bernardo, chefiada por Luiz Marinho (PT), afilhado político e sindical de Lula.

Dilma ainda veio a São Bernardo em três outras ocasiões, mas não em missão oficial: uma no aniversário de Lula, outra para visitar o mentor político após cirurgia de Lula para retirada de tumor na laringe e a primeira ainda quando o cacique estava em tratamento.

Apesar de não ser frequentadora assídua das cidades do Grande ABC, a presidente da República tem intensificado agenda e anúncios de investimentos da União na Região Metropolitana de São Paulo – postura adotada depois dos protestos de junho, que derrubaram sua popularidade na ocasião.

Tanto que, em outubro (dois meses depois do ato em São Bernardo), ela foi ao Palácio dos Bandeirantes informar liberação de R$ 5,4 bilhões para obras de Mobilidade Urbana. No Grande ABC, a presidente afirmou a transferência de R$ 2,1 bilhões do governo federal para intervenções viárias e habitacionais.

Lula terá papel fundamental na empreitada à reeleição de Dilma no próximo ano. O PT já definiu, por exemplo, que seu líder máximo será um ‘segundo’ candidato à Presidência, revezando atividades eleitorais com Dilma.

O cacique também terá missão de impulsionar a candidatura de Alexandre Padilha, ministro da Saúde, ao governo do Estado no próximo ano. Por enquanto, o petista ainda sofre com baixos índices nas pesquisas de intenções de voto.

ATIVIDADE

O título de doutor honoris causa concedido a Lula foi aprovado pelo conselho universitário da UFABC “pela atuação decisiva” na construção da universidade. A solenidade está marcada para as 15h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;