Setecidades Titulo Educação
MEC dá aval para cidades
terem o curso de Medicina

Mauá e São Bernardo vão passar por uma vistoria;
Fundação do ABC desiste de criar mais um campus

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
04/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


São Bernardo e Mauá foram pré-selecionadas pelo MEC (Ministério da Educação) para receber cursos de graduação em Medicina. Ao todo, 42 municípios de todo o País constam na lista, divulgada ontem. A iniciativa prevê criar 3.000 vagas de formação.

Segundo o MEC, as 42 cidades pré-selecionadas receberão visitas de comissão de especialistas para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de Saúde existentes. Em São Bernardo, a Prefeitura adiantou que a visita dos técnicos ocorrerá no dia 18. Municípios não selecionados podem apresentar recurso no prazo de até cinco dias corridos.

Edital publicado em outubro estabeleceu três etapas eliminatórias para a pré-seleção. A primeira previa a análise da relevância e da necessidade social da oferta do curso. Na segunda, foi analisada a estrutura de equipamentos públicos e programas de Saúde existentes, com base em dados do Ministério da Saúde. A terceira consistiu na análise de projeto de melhoria da estrutura de equipamentos públicos e programas de Saúde.

Para ser considerada habilitada, a cidade teve de firmar termo de adesão, com o compromisso de oferecer a estrutura de serviços, ações e programas de Saúde necessários para a autorização de funcionamento do curso, que será ofertado por instituição particular autorizada pelo MEC. O edital com os municípios selecionados deverá ser publicado no dia 20. A partir daí, as instituições de Ensino Superior privado poderão se habilitar para a realização dos cursos.

A Prefeitura de São Bernardo informou que cumpre 100% dos pré-requisitos exigidos pelo MEC e acredita que será selecionada. Já a Prefeitura de Mauá afirmou que prefere aguardar o resultado final para se pronunciar sobre o assunto.

Levantamento do Consórcio Intermunicipal aponta deficit de 3.000 médicos nas redes municipais, estadual e particulares do Grande ABC.

FUNDAÇÃO

Apesar do anúncio, a FUABC (Fundação do ABC), entidade mantenedora da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) voltou atrás e não tem mais intenção de abrir a graduação em São Bernardo, como anunciou em junho. Segundo o presidente da entidade mantenedora, Maurício Mindrisz, a comunidade acadêmica não concordou com a ideia, o que fez a instituição abandonar o projeto.

Ainda segundo Mindrisz, o foco agora é ampliar o número de vagas oferecidas na instituição. “Hoje temos 110 vagas para o curso de Medicina. Nossa meta é, ao longo do próximo ano, ampliar para 165.” Desta forma, conforme o presidente, o vestibular para 2015 já contemplaria o aumento.

Mindrisz destaca que, apesar de não garantir que profissionais formados aqui trabalhem na região, ter mais vagas em cursos de Medicina em todo o País amplia o número de profissionais como um todo. “Médicos podem vir de qualquer lugar do País para atuar aqui. O importante é atrai-los.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;