Cultura & Lazer Titulo Dança
Bailar para comemorar

Cia. de Danças de Diadema completa 18 anos
e apresenta dois espetáculos com entrada franca

Vinícius Castelli
07/11/2013 | 07:10
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Quem diria que a sementinha plantada lá atrás, com a ideia de ensinar a arte da dança, formar pessoas, além de propagar e fortalecer o nome da cultura da região aos quatro ventos se tornaria tão forte. Pois é isso que a Cia. de Danças de Diadema desenvolve há 18 anos, trabalho iniciado pela coreógrafa Ivonice Satie, morta em 2008.

Para comemorar o aniversário, o grupo preparou quatro dias de performances e sobe ao palco do Teatro Clara Nunes, em sua cidade natal, com dois espetáculos. Hoje e amanhã, às 20h, o grupo apresenta a obra 'Anseio', assinada por Claudia Palma. No sábado, às 20h, e domingo, às 18h, é a vez de 'La Vie En Rose???', coreografia de Denise Namura e Michael Bugdahn. A entrada é gratuita.

À frente da companhia há uma década está a diretora e coreógrafa Ana Bottosso, que assumiu o cargo quando Ivonice foi trabalhar em Manaus. Ana colhe os frutos de muito trabalho. Recentemente o grupo fez parceria com os coreógrafos norte-americanos Bill Young e Colleen Thomas. Eles vieram a Diadema em agosto para montar peça junto dos bailarinos brasileiros. A dança deve ganhar os palcos no próximo ano. Outra novidade é que a companhia deve aterrissar em Nova York no próximo ano para apresentar seus trabalhos nos palcos da Terra do Tio Sam.

Ana conta que trabalhar com arte é um grande desafio e também uma realização. Ela diz que se sente realizada por poder viver desse trabalho, e que o desafio é levar um projeto desse tamanho para frente. “O que realmente compensa isso, todo o esforço, são os resultados que a companhia vem colecionando ao longo dos anos”, diz a diretora.

Ela conta que o resultado está nas pessoas que se formam, e também na maneira com que a dança muda a vida de quem tem esse contato com a arte, “a maneira de a pessoa se expressar, ela se torna mais sensível a tudo.” Além disso, Ana aponta a reverberação e a visibilidade que a companhia faz ecoar no Brasil e também fora dele.

Para ela, ter uma companhia no Grande ABC e as pessoas poderem acessá-la, seja através das oficinas, dos espetáculos, para que aquilo faça bem para a vida do cidadão, seja para se profissionalizar ou por entretenimento, é um privilégio para a região. “Sabemos que raramente isso acontece no Brasil, e quando acontece, é por curto espaço de tempo, então, acho que a companhia é sim um patrimônio da cidade de Diadema. Temos muito trabalho pela frente e que venham mais muitos anos.”

Cia de Danças de DiademaDança. Hoje e amanhã, às 20h (espetáculo Anseio); sábado, às 20h, e domingo, às 18h (espetáculo La Vie En Rose???). No Teatro Clara Nunes – Rua Graciosa, 300. Diadema. Tel.: 4056-3366. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;