Automóveis Titulo Primeiras impressões
Audi RS6 Avant é 560 cv de fúria extrema

Em circuito fechado, chegamos a 220 km/h com a perua mais rápida do mundo, que tem motor V8 4.0 biturbo

Vagner Aquino
Enviado a São Carlos (SP)
30/10/2013 | 18:03
Compartilhar notícia
Divulgação


“Nossa! Que longe!” Essa foi a primeira frase que falei para o pessoal da organização quando fui convidado para um evento da Audi em São Carlos – cidade do Interior que fica a cerca de três horas da Capital. Mas isso, até saber que o árduo trabalho seria dirigir o novo RS6 Avant – que retorna ao Brasil já como linha 2014. Para os que não se lembram, a última geração foi vendida por aqui entre 2010 e 2012.

O primeiro detalhe que impressiona é o preço: R$ 550 mil. O martelo, no entanto, ainda não foi batido. Pode ser um pouco menos, ou um pouco mais, afinal, as vendas começam oficialmente só em novembro.

Depois do salgado sabor, a coisa começa a adocicar. Hora de ver o carro. São três exemplares, todos vermelhos. Tudo chama a atenção. Mas não há como não perder uns bons minutos olhando para as rodas (com 21 polegadas e cobertas por pneus 285/30) e para a dupla saída de escape. Quando de frente, os olhos se direcionam aos faróis em LED, às quatro argolas na grade. Enfim, difícil admirar apenas um item ou classificar o que é mais belo.

a perua da Audi tem de sobra, mas o fato é que o que interessa ainda mais aos apaixonados por carros (neste caso, máquina!) é a parafernália escondida sob a carroceria. Sim, estou falando da usina que atende pelo nome de motor. Nada menos que um V8 4.0 TFSI biturbo de 560 cv (pasme). A potência máxima é alcançada entre 5.700 e 6.700 rpm, e o torque de 71,4 mkgf está disponível já aos 1.750 giros. Por isso as respostas são tão rápidas – e brutas.

O pessoal da Audi organizou um test-drive ali mesmo, num condomínio da região. Um trajeto curto, cerca de 20 quilômetros. Suficiente para chegar aos 220 km/h numa das retas. Achou muito? Mas o ponteiro do velocímetro pode bater na marca dos 305 km/h. Porém, segundo os instrutores, isso ainda vai mais longe...

MARCO INÉDITO

A montadora das quatro argolas se orgulha em afirmar que o RS6 Avant é o station wagon mais rápido do mundo. É só relar no acelerador que o bólido ultrapassa os 100 km/h. Na verdade, o número oficial é 3,9 segundos. Marca para deixar alguns superesportivos babando. Nem preciso dizer que minhas costas grudaram no banco enquanto meu pé direito era fincado no acelerador...

E não pense que a alta performance compromete a eficiência energética. Com 50 quilos a menos que o antecessor, o RS6 Avant marca consumo médio de 10,2 km/l. Tem muito sedã por ai com motor 1.6 que não passa dos 8 km/l...

Um dos méritos dessa economia é o sistema de cilindro sob demanda (COD), que, em velocidades intermediárias, desliga as válvulas de admissão e escape dos cilindros 2,3,5 e 8, trabalhando apenas com quatro deles até que o motorista acelere novamente. Outra tacada de mestre é o novo sistema Star-Stop. Para quem tem dúvida, o ventilador do ar-condicionado continua funcionando mesmo com o veículo desligado.

Curta a fan page de Automóveis no Facebook!

COMPORTAMENTO

Seja em asfalto liso, paralelepípedo ou mesmo trechos de terra batida, o RS6 não sai dos trilhos. E isso tudo se deve ao trabalho do pessoal de engenharia da Audi. Tração permanente e integral Quattro, transmissão automática Tiptronic de oito velocidades – com marchas encurtadas –, suspensão esportiva com DRC (Dynamic Ride Control), que pode ter comportamento modificado, estão no pacote de fábrica.

O carro chega às lojas em novembro e todas as cerca de 40 unidades que devem aterrissar por aqui em 2014 vêm com: bancos esportivos revestidos em couro e Alcântara com lateral pronunciada e apoios de cabeça integrados, sistema de controle da pressão dos pneus, assistente de estacionamento Plus, controlador de velocidade, ar-condicionado automático de três zonas, navegação MMI Plus com MMI Touch e dez alto-falantes do sistema de som Audi, entre tantos outros.

Sendo assim o preço se torna até justificável...




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;