Seu negócio Titulo Planejamento
Prepare-se já para o fim de ano

O momento é propício para investir em marketing, divulgar o negócio

Simpi
30/10/2013 | 07:20
Compartilhar notícia


Com a proximidade do fim do ano, as empresas começam a se preocupar com o planejamento para o período. A companhia que melhor se preparar para essa etapa levará vantagem sobre as demais. Uma das falhas mais frequentes é subestimar a demanda, alerta Arthur Motta, professor de empreendedorismo da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). “Existem casos em que a sua demanda pode aumentar em 60% em até um dia, nas vésperas do Natal, dependendo do local de atuação. No caso de aumento de estoque de matéria-prima, é importante lembrar que é necessário dispor de um local para esse fim”.

Outro detalhe importante é a contratação de funcionários para fazer frente à demanda do período. “Quanto antes começar a contratação do trabalhador temporário, mais benéfico será para a empresa, pois será possível contratar trabalhadores mais qualificados, fazer processo de seleção melhor e realizar treinamento mais adequado ao que se deseja oferecer ao cliente.

Mas é importante ressaltar, alerta Motta, que haverá custos trabalhistas referentes a essa contratação. É um fator a se considerar, assim como a ambientação desse trabalhador na organização.

A seguir, três dicas dadas por Motta:

1 – Da mesma forma que essa nova demanda gera expectativa, o mesmo acontece com a concorrência. Ela também estará planejando promoções e contratará mais mão de obra para o período. Então, é preciso ficar atento ao que o concorrente fará;

2 – O momento é propício para investir em marketing, divulgar o negócio. Não pensar nessa demanda simplesmente como algo pontual. Pense em como é possível mantê-la no futuro;

3 – Faça um planejamento de mais longo prazo. Aproveite o momento para refletir se é preciso manter os funcionários que contratou para o período de fim de ano, na expansão de seus negócios, na logística, na questão dos fornecedores e em como isso trará resultados para os negócios no médio e longo prazo.
Com essas dicas, sua empresa poderá fazer o planejamento adequado e estará melhor preparada para enfrentar a maior demanda provocada pelas festas de fim de ano.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;