Economia Titulo Aporte de US$ 200 mi
Pirelli lança pneu desenvolvido na região, com aporte de US$ 200 mi

Com nova linha de produtos, empresa busca se manter na liderança do
mercado de caminhões no País

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
29/10/2013 | 07:01
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Divulgação


A Pirelli lançou ontem, na Fenatran (Salão Internacional do Transporte), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, nova linha de pneus para caminhões e ônibus, que foram desenvolvidos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da fabricante no Brasil, em Santo André, com adequações de tecnologia italiana às condições brasileiras das estradas.

Com investimento de cerca de US$ 200 milhões (R$ 436 milhões, pela cotação do dólar de sexta-feira, a R$ 2,18) no País entre 2012 e 2015, essa nova linha, de pneus radiais, passou a ser produzida neste ano na fábrica da empresa no Grande ABC e também em Gravataí, no Rio Grande do Sul. A gama de produtos, de nome 01 Series, segundo a fabricante, contém compostos e estruturas inovadores que ajudam a reduzir a temperatura durante a rodagem, têm maior durabilidade e diminuem a resistência ao rolamento, contribuindo para economia de 2% no consumo de combustível.

O plano é, até 2016, substituir processos produtivos para que a nova linha represente 100% da fabricação de itens para caminhões e ônibus na unidade de Santo André. Na região, a empresa conta hoje com quadro de 3.000 funcionários.

Com o lançamento, a Pirelli busca se manter na liderança do segmento no País, onde detém 25% do mercado nacional, que é importante para a companhia. Atualmente, segundo o diretor mundial da unidade de negócios de pneus de caminhão da companhia, Giovanni Pomati, 25% dos negócios dessa divisão no mundo estão na América Latina, e pelo menos a metade dessa parcela está no Brasil.

Esse segmento vem em ascensão, ajudada pela forte reação nas vendas de caminhões neste ano. De janeiro a setembro, o volume desses veículos novos cresceu 16% ante o mesmo período de 2012, de acordo com números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). A companhia teve mesmo ritmo de expansão nesse período.

Segundo o diretor geral de operações na América do Sul, Gianfranco Sgro, o grupo aposta na continuidade do crescimento do mercado brasileiro nos próximos anos, entre outros fatores, por causa do agrobusiness e de investimentos públicos em infraestrutura.

SENSORES - A nova linha de pneus chega ao mercado com o apoio da recém-lançada plataforma de serviços Fleet Solutions, que é um pacote completo que a Pirelli oferece às frotas com foco em redução de custos operacionais.

A partir de sensor (que custa US$ 3 cada um) colocado nos pneus e que monitora temperatura e pressão e transmite esses dados para um receptor, as transportadoras podem verificar e garantir uma gestão mais eficiente e econômica dos veículos, assinala Sgro. Além do chip, há um sistema telemático (que inclui um receptor), que custa R$ 1.500 por veículo. O foco inicial são médios e grandes frotistas.

Além disso, a empresa quer ganhar espaço também no segmento de recapagem, com a oferta da banda de rolagem (a parte que vai em contato com o solo) da nova linha de pneus, para reconstrução desses itens no fim da vida útil. Atualmente, a Pirelli detém apenas 2% a 3% desse mercado e quer triplicar essa participação em três anos.
 




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