Cultura & Lazer Titulo Literatura
Jovem andreense
lança livro de terror

Lançamento de Máscara – A Vida Não
é um Jogo será amanhã, no Grand Plaza

Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
10/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Ansioso, o jovem escritor andreense Luiz Henrique Mazzaron, 18 anos, está abusando do chá de camomila para aguentar a espera até amanhã, quando será lançado o seu primeiro livro, Máscara – A Vida não É um Jogo.

“Está difícil controlar a ansiedade. Não gostava muito de mostrar quando ainda estava no processo de escrita, então todo mundo está lendo só agora”, contou o estudante, que sempre teve as redações elogiadas na escola. “Resolvi arriscar. Tentei e deu certo.”

O processo de construção do livro começou em 2010. Sem horários regrados, o ritual do escritor era se trancar no quarto, colocar fones de ouvido, deixar um copo com chá do lado e começar a escrever. Na maioria das vezes, na parte da tarde.

“Me inspirei em filmes, como Jogos Mortais e Silent Hill, e videogames. Classifico o começo como o mais difícil, quando precisei decidir qual seria o rumo, o gênero e o desenvolvimento dos personagens. A partir daí, as ideias foram surgindo e eu fui escrevendo.”

Tais ideias foram tantas que Máscara faz parte de uma série. “Já tenho outros dois livros prontos e a intenção é que, ao todo, sejam cinco publicações. Tudo depende do número de vendas.”

A corrida atrás de editoras, aliás, não foi muito fácil. Depois de três negativas e duas solicitações sem resposta, Luiz conseguiu um ‘sim’, da Editora Novo Século, por meio do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira.

Além disso, o jovem também mantém parcerias com blogs. “Envio o livro, eles fazem uma resenha e me ajudam na divulgação. Já recebi a primeira crítica, foi positiva e ganhei cinco estrelas”, comemora.

SUSTO

Quase na metade do caminho, por volta do capítulo 20 – o livro tem 50 – o computador de Luiz pegou um vírus, precisou ser formatado, e todo o trabalho foi perdido. “Depois disso, fiquei três meses sem escrever nada. Quase desisti. Mas continuei recebendo elogios nas redações e isso me incentivou a voltar ao trabalho. Lembrei de algumas coisas, mas já tinha ideias novas e mudei umas partes nessa segunda versão.”

Se preparando em um cursinho pré-vestibular, o estudante pretender ter uma profissão que nada tem a ver com a de escritor. “Escrevo bem, mas para mim é muito difícil e chato entender todas as regras da gramática. Quero mesmo é prestar Medicina.”

O lançamento de Máscara será amanhã, na Livraria Saraiva do Grand Plazza Shopping, a partir das 19h, em Santo André.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;