Política Titulo Santo André
Em Santo André, Grana quer colocar Sosp na área da Rhodia

Mas, primeiro o prefeito petista irá consultar os vereadores para avaliar as opções colocadas

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
09/10/2013 | 07:30
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/07.10.2013/DGABC


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), pretende colocar a sede da Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) na área que era da Rhodia, hoje preterida de acolher a unidade estadual do Poupatempo de serviços. Antes da decisão, porém, o petista consultará a Câmara sobre a melhor destinação do espaço, adquirido por R$ 8,3 milhões. “Queremos abrir debate sobre a utilização do local para serviços públicos e tirar equipamentos do aluguel.”

Na discussão, Grana vai sugerir a possibilidade de inserção da “Sosp, Secretaria de Educação (alocada no mesmo prédio da Pasta de Obras e Desenvolvimento Econômico) ou CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda)”, todos equipamentos públicos nos quais a Prefeitura despende cerca de R$ 2 milhões ao ano apenas com locação. “Após oficializado o Poupatempo no Atrium Shopping, vamos democratizar essa decisão, com bastante diálogo. Atualmente, há sangria com aluguéis.”

O prefeito mencionou que as três indicações serão “o ponto de partida” do debate. “Está em aberto. Não faremos nenhuma definição unilateral”, argumentou Grana. “Outros equipamentos podem ser incluídos na discussão”, completou.

O governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou que no dia 17 comparecerá em agenda no Grande ABC para, entre outras ações, assinar termo de convênio para a implantação do Poupatempo no Atrium. Grana tem audiência marcada com o tucano amanhã, quando vai reivindicar a retomada da Estação Pirelli da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), próxima ao shopping. “Ideia é criar condições para facilitar o acesso.”

A troca de área ao Poupatempo foi criticada na Câmara. Após a manifestação, o prefeito se reuniu com comissão de vereadores para afiançar que o Paço “não tem governabilidade” sobre a mudança. “Acompanhamos (a negociação), mas a decisão do local não compete a nós. Está nas mãos do Estado. Infelizmente, o governo anterior (Aidan Ravin, PSB) comprou o terreno (Rhodia) cheio de problemas. Desde janeiro tentamos solucionar o impasse, só que não existe saída a curto prazo.”

O Paço não possui propriedade do terreno da Rhodia. Portanto, não pode doá-lo. Desde 2010, processo de desapropriação da área se arrasta na Justiça, sem avanços.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;