Setecidades Titulo Educação
Metade dos cursos tem
desempenho ruim

Dados do Enade 2012 mostram que Ensino Superior
do Grande ABC tem índices piores que do País

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
09/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Metade dos cursos oferecidos por instituições de Ensino Superior do Grande ABC avaliados no Enade 2012 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) obteve desempenho insatisfatório, ou seja, notas 1 e 2 – em escala que vai de 1 a 5. Os dados foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

A região teve 103 cursos avaliados, em 17 carreiras nas áreas de Administração, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito e Psicologia. Destas, três obtiveram conceito 1 – Tecnologia em Processos Gerenciais, da Universidade Anhanguera/ Uniban, Tecnologia em Processos Gerenciais            da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e Tecnologia em Marketing, oferecido pela Universidade Anhanguera UniABC. Outros 46 alcançaram nota 2.

Em todo o País, foram avaliadas 7.228 carreiras universitárias, sendo que 30% destas obtiveram conceitos insatisfatórios. Os cursos que tiraram nota 1 e 2 poderão ter seus vestibulares suspensos, tendo em vista que o desempenho no Enade tem peso na avaliação final do CPC (Conceito Preliminar de Curso).

Para o doutor em Educação pela USP (Universidade de São Paulo) Roberto da Silva, o alto índice de carreiras com desempenho insatisfatório causa preocupação e coloca em xeque os critérios utilizados pelo MEC (Ministério da Educação) para o credenciamento dos cursos superiores. “As instituições não precisam mais justificar a existência de demanda para a abertura de cursos. Com isso, observamos diversas faculdades próximas umas das outras sem diferencial de qualidade”, esclarece.

Por meio de nota, a Anhanguera informou que tem plano de melhorias em execução para as universidades cujos cursos obtiveram conceito insatisfatório e que não poupará esforços para cumprir todas as exigências estabelecidas pelo MEC. Já a USCS justificou o resultado com possível boicote realizado pelos estudantes ao Enade, tendo em vista que outros cursos semelhantes alcançaram índice 3. A instituição destacou que está aprimorando os processos educacionais e trabalhará a conscientização dos alunos sobre a avaliação.

QUALIDADE

Por outro lado, três instituições alcançaram nota máxima na avaliação. São elas: Tecnologia em Processos Gerenciais, da Termomecânica, Tecnologia em Logística, da Fatec Mauá, e Administração, da Esags.

Fatec Mauá tem melhor graduação de SP

O curso de Tecnologia em Logística da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Mauá obteve o quarto melhor desempenho do País, com nota 4,69, e o primeiro do Estado. Criada em 2009, a graduação que credencia profissionais a atuar em áreas de produção, transporte e rotas tem duração de três anos e é oferecida nos períodos matutino e noturno.

Esta é a primeira vez que a instituição estadual de ensino no Grande ABC foi avaliada pelo Enade, observa a diretora da unidade, Telma Aparecida Mafra. “O bom desempenho é resultado de currículo completo, professores bem titulados, laboratórios equipados e investimento em visitas técnicas a grandes organizações”, destaca.

Para o operador de transporte metroviário Luis de Souza Ferrez, 48 anos, a graduação, concluída em junho, contribuiu para sua carreira profissional. “Pude associar teoria à prática e, com isso, agregar habilidades”, comenta.

Na sua visão, o diferencial do curso é o envolvimento entre professores e alunos e a preocupação em aliar conceitos e dia a dia da profissão.O morador de Ribeirão Pires revela que sempre quis cursar Tecnologia em Logística, no entanto, teve de esperar a abertura do curso na região. “Essa graduação só era oferecida na Zona Leste, mas valeu a pena esperar porque a Fatec é bem conceituada”, diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;