Setecidades Titulo Mais Médicos
Profissionais conhecem rede de Saúde, mas não iniciam atividades na região

Médicos passam por adaptação em São Bernardo; Rio Grande da Serra aguarda liberação

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
24/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Os médicos estrangeiros ou formados no Exterior que vão trabalhar no Grande ABC por meio do programa Mais Médicos, do governo federal, não iniciaram suas atividades ontem, como previsto. Os profissionais que atuarão em São Bernardo e Rio Grande da Serra conheceram as unidades de Saúde onde irão clinicar, mas não realizaram atendimento.

A Prefeitura de São Bernardo informou que o mexicano Luis Fernando Haro Valdez, formado em Guadalajara, no México, apresentou-se ontem. A brasileira Perla Perez Cortada, formada em Barcelona, na Espanha, se apresenta hoje. O primeiro vai atuar na UBS (Unidade Básica de Saúde) São Pedro e a segunda ficará na UBS Santa Cruz.

Segundo a administração municipal, ambos passarão esta semana recebendo orientações sobre os fluxos na rede municipal de Saúde e conhecendo os serviços existentes no município. O processo de adaptação também foi realizado com a brasileira Kátia Marquinis, que atua desde o dia 2 na UBS Batistini.

Rio Grande da Serra informou que a brasileira formada no México Alessandra Machado Silvestre não iniciou atividades porque aguarda concessão do registro profissional por parte do Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo). O entrave burocrático tem dificultado o início do trabalho de médicos do programa em várias cidades pelo País.

Em todo o Estado, o início das atividades dos 55 profissionais estrangeiros e brasileiros formados no Exterior continua travado. Até ontem, nenhum registro havia sido concedido pelo Cremesp, que aguarda posicionamento do Ministério da Saúde sobre as inconsistências apontadas na documentação apresentada.

Na sexta-feira, representantes da AGU (Advocacia Geral da União) e do Ministério da Saúde se reuniram na sede do Cremesp para tentar agilizar a emissão dos documentos. Enquanto o registro não é fornecido, os médicos ficarão nas cidades alocadas aguardando autorização para trabalhar.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;