Cultura & Lazer Titulo Música
Toda emoção de
João Carlos Martins

Maestro homenageia Bach em concerto gratuito
que acontece amanhã, na cidade de São Bernardo

Vinícius Castelli
18/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Concertos, palestras, fisioterapias diárias, e ter o cuidado de levar música clássica para a população mais carente são atividades que ocupam quase toda a agenda do maestro João Carlos Martins. Ele é atração amanhã no Grande ABC.

O maestro faz única apresentação em São Bernardo, no Cenforpe, a partir das 20h. A entrada é gratuita e os interessados devem retirar o vale-ingresso através do site www.dcolor.art.br/ingressos ou na administração do local das 8h às 17h e trocá-lo na bilheteria até às 19h45.

O evento faz parte do projeto Na Roda com o Maestro e presta homenagem ao compositor alemão Johann Sebastian Bach. “O repertório terá Bach, Mozart, Villa-Lobos. Vou mostrar como Bach influenciou a música popular brasileira, o samba de Baden Powell e Vinícius de Moraes”, diz o maestro.

Além do concerto, o projeto, que tem patrocínio da Toledo do Brasil, aproveita para comemorar o lançamento de livro infantojuvenil de Martins que aborda a introdução musical. O livro acompanha um CD duplo, Páginas de uma História e tem narração do maestro. Escolas da cidade receberão um exemplar da obra.

“Esse livro serve para que as crianças tenham noção do que é uma orquestra. Saber da vivência de um maestro, de como a música transmite emoção para as crianças. A ideia é desmistificar a música clássica para quem não tem acesso”, diz. “O livro mostra o significado da palavra ‘emoção’, que é a missão do músico, de transmitir emoção ao público.”

Em boa fase da carreira, Martins conta que o ânimo está muito bom para o concerto na região. “O Grande ABC está com tradição muito boa na música clássica.”

Ele segue diariamente na recuperação dos movimentos de sua mão esquerda por conta de uma distonia. São duas horas de fisioterapia por dia. Faço das 5h às 7h. Subo alguns degraus em um dia, depois desço, e assim segue a jornada”, afirma ele, que acrescenta que, se tudo der certo, será uma vitória para a medicina.

Ele teve de se afastar dos palcos em 2002 por conta do problema. Mas agora, após uma cirurgia no cérebro e diversas na mão, ele planeja a volta profissional ao piano, e tocando com as duas mãos, para novembro. “É uma longa caminhada, sabe. A decisão de voltar a tocar foi em março.”

Aos 73 anos, o maestro popular, que acha graça por pedirem autógrafos no aeroporto, segue à frente da Fundação Bachiana e sustenta a realização da democratização da música clássica. Até já se apresentaram para 10 milhões de pessoas. “Não pensei que fosse ficar pop com essa idade”, brinca.

Na Roda com o Maestro – Concerto. Amanhã, a partir das 20h. No Cenforpe – Av. D.Jaime de Barros Câmara, 201. São Paulo. Tel.: 4399-1104. Grátis. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;