Política Titulo Educação
Com obras do PT, Lauro quer reduzir deficit

Prefeito de Diadema conta três creches de Reali para iniciar 2014 com 190 crianças na fila de espera

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
13/09/2013 | 07:38
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), vai utilizar três obras herdadas do ex-prefeito Mário Reali (PT), aliadas à política de readequação educacional no município, para iniciar o próximo ano com a lista de espera de vaga de creche com apenas 190 crianças – o número hoje está em 6.767, segundo documento oficial do Paço.

São três creches em construção e previstas para serem entregues no começo de 2014, com recursos do governo federal e que foram iniciadas na administração petista: Betel (no Centro), Sagrado Coração de Jesus (no núcleo Gazuza) e Naval, que devem oferecer, aproximadamente, 180 espaços cada uma.

Ontem, Lauro e o secretário de Educação, Marcos Michels (PV), reafirmaram que não vão encerrar a política com unidades conveniadas no município, e sim haverá novo chamamento público devido ao fim do contrato vigente. Com a licitação, vão antecipar obrigações da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), que determina que até 2016 municípios não podem abrigar crianças com 4 e 5 anos em creches.

Em Diadema, 2.632 estão nesta situação e serão, a partir do ano que vem, incluídas na rede pública de ensino. A intenção da administração é que essas vagas abertas sejam ocupadas por crianças de zero a 3 anos, assim diminuindo a fila de espera. “É um começo. Mas sabemos que há uma demanda reprimida, de pais que desistiram de esperar (pela vaga na creche)”, salientou Marcos.

Apesar de se beneficiar com obras petistas, Lauro teceu duras críticas às políticas educacionais de seus antecessores, principalmente contra o hoje vereador José Antônio da Silva (PT), ex-secretário de Educação na gestão de José de Filippi Júnior (PT). Segundo o verde, Reali tinha ciência das novas diretrizes da LDB e formulava plano para transferência de crianças de 4 a 5 anos, porém temeu por desgaste administrativo com as mudanças.

Lauro afirmou que muitas donas de creche que reclamam das alterações por ele promovidas têm ligações com políticos do PT e outras não oferecem qualidade suficiente nas unidades. “O Zé Antônio nada entende de Educação. Ele tem apenas de dar nomes de rua, algo que ele faz bem.”

ENSINO SESI
O prefeito anunciou também que, até o fim do ano, professores da rede pública municipal passarão por capacitação para adequação ao sistema Sesi (Serviço Social da Indústria, mantido pelo grupo Fiesp/Ciesp), que será implementado no município a partir de 2014. O treinamento será oferecido entre outubro e novembro.

A estimativa da administração é que 24 mil alunos sejam cobertos pelo ensino Sesi, que, segundo Lauro, demanda investimento de R$ 175 per capita. Entre esses alunos estarão crianças de 4 e 5 anos que serão retiradas das creches conveniadas e municipais – o sistema será adotado para alunos de 4 a 10 anos.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;