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O que de especial tem o Fiat Uno College?

Visual irreverente, desempenho comum e bons itens de série, Uno College custa R$ 33.666

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
11/09/2013 | 07:00
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André Henriques


“Desculpe. Minha esposa estava namorando seu carro. Você comprou ele assim?” Desta maneira, em um dos semáforos da Avenida Sumaré, em São Paulo, fui abordado no trânsito por um casal que aprovou o estilo descolado e moderninho do Fiat Uno College, série especial derivada da versão Vivace 1.0 que parte de R$ 33.666.

Realmente, o College chama atenção. Na cor banco Banchisa da configuração avaliada pelo Diário – também é ofertada em azul Vitality –, as rodas de liga-leve de 14 polegadas acompanhavam a tonalidade da carroceria do hatch. Capa dos espelhos retrovisores, arcos das entradas de ar frontais e as maçanetas são vermelhas. E para completar, um grande adesivo de um zíper abrindo é aplicado no rodapé das portas. A versão é identificada com um aplique ‘College’ na coluna ‘C’.

Por dentro o colorido também marca presença. As saídas de ar laterais têm moldura vermelha – lembram bastante as do Renault Sandero GTline –, assim como as maçanetas das portas, que utilizam puxadores roxos, que para a Fiat é um tipo de azul.

Ponto positivo para os novos tecidos dos bancos e para a adoção de porta-objetos na parte de trás dos bancos dianteiros. O volante é revestido em couro.

Outro ponto que torna o Uno College atraente é a lista de equipamentos de série, constituída por air bag duplo frontal, freios com ABS, direção hidráulica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos. Ficou faltando, no entanto, computador de bordo.

Rodando, a série especial não tem nada de especial. É igual à versão Vivace. O motor é o mesmo 1.0 8V bicombustível de até 9,9 mkgf de torque máximo a 3.850 rpm e 75 cv a 6.250 giros, quando abastecido com etanol.

Pesando menos de uma tonelada – 920 quilos –, o College revela-se esperto no perímetro urbano. Na estrada, sua desenvoltura é mais discreta. Acima dos 100 km/h, o motor fala alto e o ruído invade a cabine.

As medidas também são as mesmas das demais opções do Uno – 3,77 metros de comprimento e 2,37 metros de distância entre os eixos. Ponto negativo para o porta-malas de apenas 280 litros.

Resumindo, a série especial Fiat Uno College é interessante para quem vai rodar na cidade, prefere a economia de combustível ao desempenho e quer, mesmo que de vez enquando, ser notado no trânsito de alguma maneira – pode ser, por exemplo, em um semáforo na Avenida Sumaré, em São Paulo.

Custo-benefício faz das séries especiais boas opções de compra

As séries especiais são cada vez mais comuns no Brasil. Usadas como termômetro pelas fabricantes, conquistam o consumidor pelo custo-benefício.

Segundo Tiago Castro, gerente de marketing de produto da Nissan, as séries especiais nascem após pesquisas com clientes, que revelam onde determinado modelo pode ter um incremento. O objetivo é um só: aumentar as vendas. 

As séries especiais, caso sejam sucesso de vendas, tornam-se versões. A Blackmotion é um exemplo. Nascida como série especial no Fiat Stilo, virou opção permanente e chegou a representar 30% das vendas do modelo. Hoje, o Punto também tem versão Blackmotion.

“Séries especiais são uma forma de conferir a um determinado veículo o máximo de personalização e exclusividade”, explica Rodrigo Pereira, responsável de planejamento de marketing da Fiat.




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