Cultura & Lazer Titulo Exposição
Revelando o futebol
como paixão mundial

Fotografias de Caio Vilela pelo mundo estão em
cartaz no prédio do Creb, em Rio Grande da Serra

Luís Felipe Soares
27/08/2013 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação


A paixão pelo futebol não é exclusiva do Brasil. Entre diferentes graus de adoração ao esporte, diversas partes do mundo também se rendem a correr atrás de uma bola apenas por diversão. É buscando refletir esse magnetismo da modalidade que o fotógrafo paulista Caio Vilela apresenta 'Arte na Rede', em cartaz no prédio do Creb (Centro de Referência da Educação Básica), no Jardim Progresso, em Rio Grande da Serra. A visitação gratuita segue até dia 15.

O acervo conta com obras clicadas em 46 países, entre eles Egito, Palestina, Nova Zelândia, Jordânia, França, Cuba, Síria e México. As imagens vêm sendo feitas desde 2004, com o autor aproveitando viagens de trabalho para cobrir reportagens e saídas que realiza como guia turístico de grupos em atividade paralela.

“O futebol sempre foi paixão pessoal e resolvi desenvolver um trabalho temático. A ideia é pegar o esporte fora dos campos, nas ruas ou em espaços bem variados. Qualquer tema sempre é bom. O importante é ter foco”, afirma Vilela, que já assinou alguns livros sobre a modalidade, como 'Futebol Sem Fronteiras' (Panda Books), de 2010, cuja parte do material está na mostra que chega ao Grande ABC.

Segundo o fotógrafo, o espírito do projeto é de colocar o futebol em meio a lugares que representem os países em questão, caso da Grande Muralha, um dos símbolos da China. Para encontrar as cenas que desejava, taxistas que trabalhavam na região e qualquer garoto com uma camisa de futebol que estivesse passando na rua serviam de fonte.

A vivência em diferentes culturas ajudou a classificar a importância do futebol pelo mundo. “Em geral, quanto mais pobre o país, mais o futebol parece existir em seu cotidiano. O ritual se flagra muito na África, quando uma turma se reúne para brincar em um terrão qualquer. Já na Austrália, a molecada se encontra mais nas escolinhas, dentro de algo mais organizado. Há situações espontâneas e outras mais discretas”, afirma Vilela.

Claro que a sorte também ajudou a peregrinação do autor. Em viagem em família pela Inglaterra, a visita despretensiosa às pedras de Stonehenge renderam uma das imagens mais interessantes. “Quando vi, meus filhos estavam brincando com uma garotos ingleses com uma bola muito colorida. Se você perceber, aquilo é um grande gramado.” Parece não existir fronteiras para uma paixão mundial.

Arte na RedeExposição. No Creb (Centro de Referência da Educação Básica) – Rua do Progresso, 251, Rio Grande da Serra. Tel.: 4820-3214. Seg. a sex., das 8h às 17h; sáb. da 10h às 18h; dom., das 13h às 17h. Grátis. Até dia 15. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;