Setecidades Titulo Concurso
Diversidade de opiniões é marca do Desafio

Ontem, estudantes de cinco escolas de São Bernardo participaram de concurso literário

Drielly Gaspar
Especial para o Diário
23/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Cinco escolas de São Bernardo participaram ontem do Desafio de Redação. E, mais uma vez, o tema 2020: o que eu posso fazer para mudar o meu mundo? teve grande repercussão entre professores e estudantes.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental da EE Reverendo Omar Daibert, no bairro dos Casa, Dione Daher Macedo, o assunto abordado serve para ajudar os alunos a pensarem no que acontece ao seu redor, primeiro passo para começar a transformar-se. “Muitos alunos têm realidade difícil e algumas vezes, triste. Fazê-los pensar em um futuro melhor ajuda a escapar disso e até a aumentar a autoestima deles”, opinou a coordenadora.

Já entre os estudantes, as opiniões para melhorar o mundo em que vivem ficaram divididas. Questionados sobre o que precisa de mais atenção, eles apontaram que o cuidado com a natureza está esquecido pela população. “Temos que cuidar das árvores, dos rios, dos animais, só depende de nós mudar essa situação”, afirma a aluna do 8º ano Kelli Rayane de Souza, 16.

Para o estudante Erick Assis Santos, 13, as melhorias devem acontecer de forma gradativa para ter sucesso. “Não adianta achar que vai mudar tudo de uma vez, tem que começar a fazer a diferença com pequenos atos, em pequenos lugares”, acredita.

Os alunos da EE Professora Anésia Loureiro Gama, no bairro Anchieta, consideram que as mudanças devem vir de dentro de cada um. “Não adianta deixar tudo limpinho e arrumadinho se as pessoas continuam se comportando da mesma forma”, afirma o aluno do 9º ano Renan Nakao, 14.

A aluna Gabriela Barbour, 14, defende que as questões sociais precisam de atenção. “É necessário acabar com o racismo e com as desigualdades”, afirma a aluna.

O Desafio é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pela Petrobras e tem o apoio da Ecovias. A melhor redação entre os alunos do último ano do Ensino Médio será premiada com uma bolsa de estudos na USCS. As provas acontecem até o dia 23 de setembro.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;