Cultura & Lazer Titulo Reinauguração
Pronta para voltar
à agenda cultural

Concha Acústica de Santo André será reaberta
amanhã com diversas atividades para munícipes

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
23/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Um dos símbolos culturais de Santo André será reaberto no fim de semana, mas com cara nova. A tradicional Concha Acústica, localizada na Praça do Carmo, no Centro, voltará a receber atividades a partir de amanhã com série de atrações. A agenda começa a partir das 10h e a entrada é franca para todo o público. Além de uma solenidade, a data será marcada por shows e algumas ações de grupos convidados.

As reformas começaram em fevereiro, quando foi constatado que alguns danos estruturais traziam risco de desabamento da parte superior. Como reformas não seriam suficientes para as melhorias, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos optou pela remoção da cobertura. A solução encontrada foi a instalação de estrutura mais leve, elaborada com lona especial. Serviços gerais, como pintura, limpeza de calhas e a renovação da parte elétrica, completaram o projeto.

“Por medidas de segurança, tivemos de fazer a reforma completa. Aquela Concha que conhecíamos já não poderia existir, pois a estrutura tem de ser diferente e mais adequada”, explica o secretário de Cultura da cidade, Raimundo Salles. “Tudo foi feito por meio de parcerias público-privadas, sem gastar nada do dinheiro público. Essa tem sido a solução. Será uma enorme alegria, muito porque, no início da atual gestão (do prefeito Carlos Grana, do PT), foi discutido, até mesmo, o aterramento da área. A pressão da Pasta foi em manter o espaço aberto. ”

Segundo o secretário, a saída da cobertura é uma perda para a acústica do espaço, mas a manutenção das paredes ao redor deve compensar a baixa.

Na reinauguração, o palco será tomado pelo som instrumental da Banda Lira e seu repertório com versões de sucessos da música popular brasileira. A agenda da parte da tarde ainda conta com performances do músico Fabiano Ramalho (a partir das 13h), Grupo de Capoeira Angola no Fio da Navalha (às 14h) e o grupo de Congada do Parque São Bernardo (às 14h40).

O objetivo da Prefeitura é abrir o local para receber atrações variadas, como peças ao ar livre e recitais de poesia, sempre aos sábados, mas levando em conta opções que não atrapalhem as atividades da Catedral Nossa Senhora do Carmo, localizada logo atrás. “A programação será aberta, mas não terá bandas por causa do barulho muito alto”, diz Salles.

A nova estrutura da Concha Acústica faz parte de projeto de revitalização que o Paço Municipal iniciou na área cultural neste ano e tem passado por diferentes vertentes, entre elas a retomada das atividades do Rock in Rua. O próximo alvo de reformas promete ser o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;