Cultura & Lazer Titulo Teatro
Trilhas da ELT viram show em São Paulo

Gustavo Kurlat estreia espetáculo musical com roteiro de canções de peças da Escola Livre de Teatro

Thiago Mariano
23/08/2013 | 07:08
Compartilhar notícia
Divulgação


Canções extremamente particulares, de universos e histórias criadas para o teatro, se descolam da ficção e chegam ao palco por outra via com o espetáculo 'Gustavo Kurlat e As Canções da ELT', que estreia hoje no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Dramaturgo, músico e compositor, com vários trabalhos de trilhas sonoras para cinema e teatro, Kurlat resgata algumas das composições que fizeram parte da sua história com a Escola Livre de Teatro de Santo André, onde ele trabalhou por 12 anos. No palco, além de Kurlat e mais cinco músicos, 12 mestres e aprendizes, que passaram ou ainda estão na ELT, integram o show.

“Não há roteiro, percurso cronológico ou a ideia de contar uma história. É um show de canções em que as apostas foram as que teriam carga dramática e poética de funcionar em duplo, para o show e para remeter à sensação nas quais estavam inseridas”, conta Kurlat.

Um dos aspectos interessantes do trabalho é a forma como a maioria das composições foi elaborada, dentro da proposta do projeto pedagógico da Escola Livre, que prevê horizontalidade no processo criativo, com todos participando ativamente. “São músicas que têm histórias bem fortes, que fizeram parte de processos de criação em várias linguagens, onde texto, dramaturgia, ambientação e criação de trilha sonora correm juntos.”

Música para teatro, Kurlat afirma, é a sua grande praia. “É um processo muito sinestésico, cheio de cheiros, imagens. Nesse sentido, a música para teatro é o grande espaço de criação, que dialoga, reforça, nega, comenta e reflete a dramaturgia.”

Feliz pelo resgate de músicas que geralmente caem em esquecimento após o fim de cada temporada, o músico conta que trabalha cada vez mais para eternizar suas composições. “Especialmente nos últimos anos, tenho trabalhado nesse caminho de relacionar a música com a dramaturgia e apostar na vida dela fora da peça.”

Gustavo Kurlat e As Canções da ELTMúsica. A partir de hoje. No Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153, São Paulo. Tel.: 3288-0136. 6ª e sáb., às 23h30. Ingr.: R$ 20. Até dia 31.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;