Cultura & Lazer Titulo Cinema 2
Nascimento de uma saga sobrenatural

Diversas criaturas noturnas e cenas de ação agitam adaptação de conto adolescente

Caroline Ropero
23/08/2013 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


A onda agora é combater demônios. Pelo menos é o que fazem os protagonistas de 'Os Instrumentos Mortais – A Cidade dos Ossos', que estreia hoje nos cinemas. A adaptação do livro homônimo de Cassandra Clare é o primeiro de uma saga que deve conquistar os corações adolescentes.

A protagonista Clary Fray, interpretada pela carismática Lily Collins (filha do músico Phil Collins), é a típica mocinha que vive aventuras ao conhecer um novo mundo e enfrenta um triângulo amoroso. Tudo começa ao entrar em uma balada com seu melhor amigo Simon (Robert Sheehan). Lá, a garota presencia um assassinato que apenas ela consegue enxergar.

A partir de então, coisas estranhas não param de acontecer. Sua mãe desaparece e Clary precisa da ajuda dos Caçadores de Sombras, grupo de jovens responsáveis por proteger a Terra de seres sobrenaturais de demônios. É quando se aproxima do misterioso Jace (Jamie Campbell Bower), por quem se apaixona, do omisso homossexual Alec (Kevin Zegers) e Isabelle (Jemima West), que rouba a cena em cada aparição.

Ao longo da trama, surgem outras criaturas, como lobisomens, vampiros, feiticeiros e demais seres fantásticos criados pela autora. Há muitas cenas de ação, sem o respiro que existe nos livros, que se misturam com o ar de romance. Pode ser uma aposta certeira para os órfãos de 'Crepúsculo'.

Apesar de lembrar os dramas do casal vampiro, o longa conta com melhores atuações e efeitos especiais. Robert Sheehan, inclusive, tem um destaque que Simon, seu personagem, não recebe no livro. Já o vilão Valentim (Jonathan Rhys Meyers) parece clichê e lembra a essência de Voldemort, de Harry Potter, que sonha criar uma linhagem pura.

O título é fiel ao livro, mas com sequências invertidas de fatos e, às vezes, bastante diferentes, como de costume em adaptações. Mas nada que comprometa a história. A caracterização e o cenário devem agradar aos fãs. Mas quem leu apenas o primeiro livro precisa se preparar para alguns spoilers. A continuação, 'Cidade das Cinzas', já está em pré-produção e as gravações devem começar em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;