Economia Titulo Correios
Negociações não avançam em encontro

Próxima rodada está agendada para terça; categoria pede 6% de aumento real

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
22/08/2013 | 07:10
Compartilhar notícia


As questões econômicas ficaram de fora do debate entre a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares), o Sintect-SP (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e Similares de São Paulo, Grande São Paulo e Região de Sorocaba), sindicatos filiados e a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), na terça-feira. Na ocasião, as partes discutiram as cláusulas 16 e 17 da pauta de reivindicações da categoria, que tratam do trabalho aos sábados e feriados e da gratificação de motorizados, respectivamente.

Os representantes dos Correios esclareceram que não existe possibilidade de extinção do trabalho aos sábados. Lembraram também que o modelo adotado pela ECT é o que garante a agilidade das entregas. Já sobre a proposta referente à incorporação da função de motorizado, a comissão dos Correios esclareceu que seria inviável, devido ao impacto financeiro, mas informou que levaria para análise a questão do recebimento do adicional de 30% pelo motorista.

“Ficou visível que a ECT não tem nenhuma intenção de negociar. Estão apenas cumprindo um calendário oficial, e não resolver os problemas, efetivamente”, pontua a Fentect.

Entre as reivindicações estão o reajuste do piso salarial em 10%, aproximadamente; reposição da inflação do período ( ICV-Dieese – projeção em 7,13%); aumento real de 6% e vale-alimentação no valor de R$ 35/dia (hoje em R$ 26,50, na região).

Com data base em 31 de julho, a categoria é formada por 120 mil trabalhadores no País, desse total, 1.500 funcionários estão empregados, de forma direta, nas 35 unidades dos Correios no Grande ABC.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;