Cultura & Lazer Titulo Exposição
Para ampliar horizontes

Pinacoteca de São Caetano traz mostra
de arte contemporânea com Flávio Abuhab

Luís Felipe Soares
21/08/2013 | 07:11
Compartilhar notícia
Divulgação


Promover uma viagem pelas possibilidades da arte contemporânea. Essa é a proposta que Flávio Abuhab traz para a Pinacoteca Municipal de São Caetano com a exposição 'Diálogos', que abre no sábado, a partir das 10h30. Trabalhos inéditos do autor se misturam a algumas obras antigas em montagem diversa. A mostra fica em cartaz até dia 31 de outubro e a visitação é gratuita para todo o público.

A atração faz parte do projeto 'Diálogos – O Artista e Sua Obra, o Artista e Seu Tempo', promovido pela Fundação Pró-Memória de São Caetano e pela Pinacoteca. Em sua sexta edição, a atividade convida artistas que já têm obras pertencentes ao acervo da entidade a retornarem à cidade para apresentar novos títulos. “Me apropriei do nome do projeto para montar a minha exposição, pois acho que tem a ver com o meu trabalho como um todo, que conversa diretamente com a história da arte contemporânea”, analisa Abuhab.

Natural de Santos e morador de São Paulo há mais de 30 anos, o artista plástico venceu em 1988 o Salão de Arte Contemporânea de São Caetano com técnica que chama de “mista sobre papel”. “Naquela época era apenas um estudante dando meus primeiros passos. Cresci muito. As proposições continuam as mesmas, mas os meios de produção mudaram. Acho que meu aprofundamento nos estudos de arte ajudou, principalmente pela minha graduação na área. Isso amplia os horizontes.”

Sua evolução ao longo do tempo poderá ser percebida na exposição, formada por conjunto de 15 impressões (entre gravuras, fotografias e impressões digitais), uma maquete de instalação especial e quatro trabalhos inéditos desenvolvidos com objetos bidimensionais. Não ficam de fora sua fase mais abstrata em cima de molduras antigas e menções aos pintores modernistas Alfredo Volpi e Piet Mondrian. Segundo Abuhab, não há uma técnica definida, com as ideias e os conceitos chamando os materiais necessários.

INTUITO EDUCATIVO

Grande parte do público que irá visitar a exposição será composto por alunos da rede pública. A autor quer aproveitar a oportunidade para estimular a aproximação dos jovens com a arte contemporânea. “A mostra tenta passar um pouco de tudo dentro da arte. O trabalho traz conhecimento na medida em que faz um convite para que o público procure as referências. A arte já é muito visual e gosto de dar pistas. Temos de apresentar as possibilidades desse universo”, explica Abuhab, que atua como arte-educador há quase duas décadas.

Diálogos Exposição. A partir de sábado, às 10h30. Na Pinacoteca Municipal de São Caetano – Av. Dr.Augusto de Toledo, 255. Tel.: 4223-4780. Seg. a sex., das 9h às 17h; sáb., das 9h às 13h. Grátis. Até 31 de outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;