Economia Titulo Emprego
Dizer ‘não’ melhora produtividade no trabalho

Ficar sobrecarregado por assumir todas as tarefas solicitadas prejudica desempenho do trabalhador

Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
19/08/2013 | 07:07
Compartilhar notícia


Cumprir prazos, elaborar projetos e entregar as tarefas todas prontas exige muito do profissional no ambiente de trabalho. Algumas vezes, para manter o nível de qualidade desejado do que lhe é solicitado, é preciso dizer ‘não’. A sobrecarga pode prejudicar – muito – o desempenho do funcionário, alerta o CEO da consultoria de capacitação profissional Grupo Kronberg, Carlos Aldan.

O especialista explica que antes de aceitar a nova tarefa é preciso avaliar se realmente existe tempo suficiente para realizá-la de forma adequada às expectativas dos solicitantes. “O tempo é o recurso mais escasso que temos e precisa ser gerenciado com atenção. Isto não significa que a pessoa deva negar ajuda aos outros. Mas, não é recomendável aceitar o que estiver além de suas capacidades”, completa Aldan.

Já no caso de recusar a realização de tarefa a um superior, caberá ao colaborador eleger qual é a tarefa prioritária e que terá maior impacto no seu desempenho e resultado final.

“A relação entre chefe e subordinado, comparada ao que era há alguns anos, mudou muito, e para melhor. Hoje, há espaço para diálogo e esclarecimentos. É mais difícil ver uma atitude autoritária. Portanto, caso não seja possível cumprir com alguma tarefa, o melhor é falar e, sempre, justificar, argumentar”, orienta Marcelo Olivieri, gerente executivo da Talenses, consultoria de seleção e recrutamento de alta e média gerência.

A sobrecarga frequente pode levar, inclusive, o indivíduo a adoecer por estresse, depressão. “Não é bom para as empresas lidar com afastamentos por esses motivos. Além disso, o acumulo de trabalho gera carga horária adicional, ou seja, a hora extra, indesejável por parte das corporações.”

Segundo Olivieri, dizer ‘não’ também é válido para o funcionário que se sentir despreparado para viver uma situação. “Isso inclui uma nova experiência profissional.”

BLOQUEIO - O principal motivo de a maioria das pessoas não conseguir dizer a palavra ‘não’ é por medo de não corresponder às expectativas das outras pessoas e ser avaliada como incapaz ou antipática. “Este pensamento está errado e é prejudicial, muitas vezes é preferível dizer não a executar de maneira ruim alguma tarefa”, conta o CEO.

Para Aldan, a melhor forma de negar alguma tarefa ou projeto é se embasar nos afazeres e responsabilidades já assumidos, dizer ao solicitante que não será possível efetuar aquela tarefa, pois senão outras acabarão ficando sem finalização.
Se for impossível dizer o tão temido ‘não’, o melhor a se fazer é elencar as prioridades. “É preciso elaborar uma lista com todos os afazeres e numerá-los por ordem de prioridade de execução e de maiores impactos no resultado final do trabalho. Nem sempre o mais urgente é o que tem o maior impacto e essa avaliação será fundamental para identificar por onde deve começar”, finaliza Aldan.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;