Cultura & Lazer Titulo Facilidade
Fácil acesso a filmes amplia seu faturamento
12/08/2013 | 09:49
Compartilhar notícia


Sim, o período em que um filme fica em cartaz no cinema se reduz na mesma proporção em que suas chances de faturamento aumentam. Qual é a mágica? As várias oportunidades dadas ao público para consumir aquele título. Sua chance de assisti-lo na telona de sala escura diminuiu, mas multiplicaram-se as chances de vê-lo no conforto do seu lar dali a poucos meses, com som e imagem de alta qualidade e pipoca infinitamente mais em conta.

Do cinema à TV linear, cuja porta de entrada são os canais de filmes premium (Telecine e HBO), podem se passar menos de seis meses. E, quando chega ali, o filme já passou também pela oferta em plataformas de vídeo sob demanda e pela venda em DVD. Antes de desembarcar numa Globo, SBT ou Record, ele ainda será visto por outros milhões de pessoas nos canais pagos de pacotes básicos, onde está a esmagadora maioria dos 17 milhões de assinantes que fazem a plateia da TV paga no Brasil alcançar mais de 50 milhões de pessoas - reflexo dos cálculos do IBGE para o número de pessoas por domicílio.

"As pessoas não vão ao cinema ver todos os filmes, veem muito mais filmes em casa", diz Sóvero Pererira, gerente geral do Megapix, canal da Rede Telecine oferecido em pacotes básicos de TV paga e que soma 8 milhões a mais de assinantes que os pacotes premium. O Megapix nasceu há cinco anos, justamente de pesquisas que apontavam uma demanda para esta janela de exibição entre o canal premium e o aberto. Outras programadoras já usufruíam dessa etapa, como Fox, Turner (TNT) e Sony, mas não o Telecine, que na criação do Megapix conseguiu manter dentro de seu quintal as benesses dos assinantes básicos para as parcerias que tem com os maiores estúdios de Hollywood, como Universal, Fox, Paramount e Disney.

"Os tempos de exibição são mais curtos, mas o filme consegue uma carreira de sucesso em cada janela dessas", completa Sóvero. "E faz recorde de audiência em cima de recorde de audiência, a ponto de chegar à TV Globo e ser de novo recorde de audiência".

Um bom exemplo de longa-metragem que foi feliz em todas as suas etapas é Bruna Surfistinha. "Bruna deu alegria a mim, ao Telecine, à bilheteria de cinema e também à Globo: deu felicidade a todos."

Somados em vários canais, os filmes aparecem nas pesquisas do Ibope como fator que mais potencial tem para atrair assinantes de TV. Filmes de ação encabeçam as preferências, seguidos por comédias.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;