Economia Titulo Setor automobilístico
Após renovação, GM cresce acima da média do mercado

Novo presidente da montadora chega com
desafio de fortalecer empresa como fabricante no País

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
08/08/2013 | 07:10
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A GM (General Motors) vive momento favorável no Brasil, apesar da concorrência mais intensa no segmento nos últimos anos. A empresa, que desde 2011 fez ampla renovação de seu portfólio de produtos, está com crescimento de 5% nas vendas no mercado nacional até agora ante mesmo período de 2012. É bem mais que o ritmo de 2,9% do setor neste ano.

A companhia é a terceira maior montadora (atrás da Fiat e da Volks) no País. No entanto, passou a ocupar, no quesito vendas ao varejo (para o consumidor final), a liderança em automóveis e comerciais leves. Só perde posições quando são incluídos volumes vendidos para frotistas.

Nas exportações, a GM está com números ainda mais reluzentes. Na primeira metade do ano, vendeu ao Exterior 56 mil veículos, 33,7% mais que no mesmo período de 2012.

É nesse cenário favorável, mas com alguns desafios – como a piora em indicadores macroeconômicos do País –, que a companhia no Brasil ganhou novo presidente: o colombiano Santiago Chamorro, que era diretor-geral de vendas, serviços e marketing na subsidiária brasileira. Ele assume o cargo que vinha sendo acumulado pelo presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila.

A empresa espera manter o ritmo de 5% para o ano todo e também seguir com fortes vendas ao Exterior. O foco de Chamorro é fortalecer a rede de concessionárias, dar continuidade à renovação do portfólio de produtos, fortalecer a posição da montadora como fabricante no País e desenvolver estratégias de marketing para encantar os clientes.

A empresa ainda não definiu novo aporte de recursos. “Mas vamos continuar investindo”, garante o presidente da GM América do Sul. Ele acrescentou que o programa Inovar-Auto, do governo – que fixou que os carros consumam 12% menos combustível até 2017 – fez com que a companhia levasse em conta a necessidade de recursos para cumprir essas regras.

RECALL

A GM convocou proprietários de 12 mil veículos modelo Sonic 2013 fabricados entre 26 de abril de 2012 e 1º de maio deste ano, com numeração de chassis de DS500001 a DS625578, a comparecerem a uma concessionária da marca, a partir do dia 15 para inspeção e eventual substituição da tubulação de combustível e instalação de isoladores. O componente foi produzido fora da dimensão especificada, o que pode causar atrito com outras partes, com risco de incêndio e danos materiais e físicos aos ocupantes do carro. Mais informações pelo 0800 702 4200. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;