Esportes Titulo
Contraprova confirma resultado positivo no antidoping de Landis
Da AFP
05/08/2006 | 11:16
Compartilhar notícia


O resultado anormal do controle antidoping do americano Floyd Landis na Volta da França foi confirmado pela contraprova, anunciou neste sábado a UCI (União Ciclista Internacional).

Agora, Landis passará por um procedimento disciplinar que será acompanhado pela federação americana de ciclismo (US Cycling). Se for sancionado por doping de testosterona, o ciclista americano será o primeiro da história da Volta da França a perder um título por causa de um controle antidoping positivo.

O exame de Landis feito pelo laboratório nacional francês de Châtenay-Malabry deu positivo no dia 20 de julho, após a 17ª etapa da Volta em Morzine (Alta Savóia), que ele venceu com facilidade.

Landis terá de provar sua inocência ante as autoridades esportivas de seu país durante o processo que será aberto.

Após o veredicto, ele ainda terá a chance de recorrer. Nestes casos, a última palavra é geralmente do TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), com sede em Lausane (Suíça). Segundo o regulamento da UCI, que se alinha ao Código Mundial Antidoping, Landis pode pegar suspensão de dois anos, correndo o risco de não poder integrar nenhuma equipe da elite por mais duas temporadas, de acordo com o código ético assinado pelas equipes do ProTour.

Depois do anúncio do caso, o responsável da equipe Phonak, John Lelangue, demitiu Landis, conforme prevê o código ético, em caso de doping.

O ciclista da Pensilvânia, que tem 30 anos, anunciou durante o Tour da França que devia operar a bacia nos próximos meses para colocar uma prótese.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;