Memória Titulo Memória
Pista de patinação

Há muito material para a 2ª Semana São Caetano, e vamos precisar da ajuda do leitor...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


“Acompanhando a Semana São Caetano, lembrei-me do antigo Cine Lido. Ali chegou a haver pista de patinação.”

José Carlos Soares de Oliveira, advogado de São Bernardo.

* * *

Aciscs cria arquivo histórico

Há muito material para a 2ª Semana São Caetano, e vamos precisar da ajuda do prezado leitor. Abrimos a edição com duas fotos que focalizam momentos da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano), quando a entidade celebra 75 anos de história.

As fotos integram o acervo da Aciscs. Foram passadas à Memória pelo seu novo presidente, Mauro Vincenzi Lorenzini. Os rostos que aparecem são de gente empreendedora e conhecida de São Caetano. Por isso pedimos a você, leitor, ajude-nos na identificação de todos eles.

Com as informações coletadas, vocês colaborarão para a criação do arquivo histórico da Aciscs.

FATOS

Lançamento da pedra fundamental da sede da Aciscs na Rua Amazonas, 318; e a ampla reunião de empreendedores com a força política de São Caetano. E foi assim que nasceu o Imes.

Na aula de hoje, dentro da 2ª Semana São Caetano, professor Oscar Garbelotto sistematiza a legislação que levou à criação do Imes (Instituto Municipal de Ensino Superior) semente da USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

A vida curta da Fundação Di Thiène

Texto: Oscar Garbelotto

A Fundação Di Thiène foi criada pelo prefeito Oswaldo Massei pela lei 1948, de 20-1-1972. Mas seu sucessor julgou a medida prejudicial. Novamente prefeito, Walter Braido extinguiu a fundação, fazendo-a retornar ao regime autárquico, em l4-2-1973. Como consequência houve o afastamento do diretor Rubens Lopes de Figueiredo.

Diante do fato, e por decisão do extinto Conselho de Curadores da Fundação, o professor André Rubens Didone assumiu o cargo, em caráter temporário, até o Conselho Estadual de Educação dar o aval para que nós fossemos designado diretor pró-tempore, conforme determinava a lei. O fato ocorreu em 16-21973.

Semanas após, a Congregação reuniu-se, votou e apresentou ao prefeito lista tríplice para diretor e vice-diretor. Cumpria a ele designar os novos dirigentes. Finalmente, em 17-4-1973, fomos empossado diretor-geral e o professor Cláudio João Dall’Anese, vice-diretor, para o período de 1973 a 1977 (continua).

Nasce uma fábrica

Texto: Priscila Ventura

Em 1983, a Unipar, sucessora da Tetrâmero, em Capuava, Mauá, começa a produzir isoparafina, produto hidrogenado. Seis anos depois, 1989, as áreas de cumeno e utilidades aumentaram a capacidade de 120 mil toneladas para 180 mil. No fim da década de 1980, a planta já contava com 670 pessoas atuando dia e noite (operadores, engenheiros, manutenção, segurança, bombeiros etc).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 6 de agosto de 1983 – Ano 26, nº 5281

Manchete – Rumores sobre moratória deixam Brasília agitada

Grande ABC – Definida destinação para o lixo. Prefeitos se reúnem e buscam solução de emergência para a destinação do lixo domiciliar, com três novos aterros: em Santo André, São Bernardo e Mauá.

Cultura – Ciclo de cinema russo começa no auditório do Paço de Santo André.

Reconhecimento – Professora Antonia Ortega de Abreu recebe do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo a Medalha Primavera, pelos relevantes serviços por ela prestados à Educação e ao ensino, em defesa do professorado.

EM 6 DE AGOSTO DE...

1930 – Fundado o Clube Atlético Aramaçan, em Santo André.

1973 – Prefeito Geraldo Faria Rodrigues inaugura o Centro Educacional do Taboão, o maior da cidade à época.

HOJE

- Dia de Bom Jesus, padroeiro de Paranapiacaba e Piraporinha, duas das comunidades mais antigas do Grande ABC.

- Em Paranapiacaba, hoje, às 19h, a igreja receberá a missa festiva em homenagem ao Senhor Bom Jesus. Haverá distribuição de bolo preparado pelos moradores e apresentação da Orquestra de Violeiros de Mauá.

- Dia da transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Igreja celebra esta festa desde o século 5, no Oriente, estendendo-a depois para toda a Igreja Universal.

- Hoje é feriado em várias cidades brasileiras, cujo padroeiro é Bom Jesus. Em São Paulo, guardam a data: Aguaí, Batatais, Matão, Monte Aprazível, Ourinhos, Pirapora do Bom Jesus, Pirassununga, Ribeirão Bonito e Tremembé.

SANTOS DO DIA

- Agapito

- Felicíssimo

- Magno

- Santa Maria Francisca Rubatto

Épamigos

Participam das reuniões mensais dos antigos e novos funcionários da GMB dezenas de pessoas vindas do Grande ABC, Grande São Paulo, interior do Estado, outros Estados e até de países vizinhos. Entre eles, os moços da foto: Luiz Carlos B. de Lima e Sérgio Ziliatto.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

João Gomes Neto, 92. Natural de Buique (PE). Dia 30.

Ramza Silva, 74. Natural de Santo André. Dia 30. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Josefina Gutieri de Oliveira, 72. Natural de Sousa. Dia 31. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Andréia dos Santos, 41. Natural de Santo André. Dia 29. Memorial Jardim Santo André.

Isabel Gonçalves Soares Pinto, 31. Natural de Tocantins (MG). Dia 31. Cemitério Municipal de sua cidade natal.

Elen Cristina de Assis, 37. Natural de Santo André. Dia 27. Cemitério Curuçá.

José Viana Ribeiro, 33. Natural de Araçuaí (MG). Dia 30. Cemitério Curuçá.

Cláudio Roberto de Lima, 32. Natural de Campo Maior (PI). Dia 28. Cemitério Municipal Miguel Leão (PI).

Elcio Batista Silva, 32. Natural de Vila Velha (ES). Dia 1º. Cemitério Curuçá.

Hallan Felix Araújo, 22. Natural de São Paulo (SP). Dia 30. Cemitério São Pedro, Vila Alpina.

Mario Henrique Nunes Costa, 19. Natural de Ibipeba (BA). Dia 31. Cemitério Curuçá.

Igor Martins Gonçalves, 15. Natural de Santo André. Dia 28. Cemitério Curuçá.

SÃO CAETANO

Danilo Nomellini, 39. Natural de São Caetano. Dia 28, em São Bernardo. Cemitério das Lágrimas.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;