Esportes Titulo Jogos Regionais
São Bernardo fatura
Regionais pela 3ª vez

Antes de terminar os Jogos, cidade assegurou
o troféu; S.Caetano briga pela terceira posição

Thiago Postigo Silva
Do Diário do Grande ABC
26/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A cada ano, São Bernardo tem se consolidado como força no esporte estadual. Após vencer em 1973 e 2011, a cidade conquistou os Jogos Regionais de 2013, com um dia de antecedência, em Barueri.

Segundo o último levantamento oficial da organização, divulgado na madrugada de ontem, a cidade contabiliza 133 pontos contra 126 de Santos.

Porém, segundo a delegação, que incluiu os pontos de ontem – a organização dos Jogos Regionais liberariam a classificação somente na madrugada de hoje –, São Bernardo não será mais alcançada por Santos.

A única chance de escapar o título seria caso o município do Grande ABC perdesse algum jogo por W.O., o que dificilmente acontece, além de combinação de resultados.

São Caetano e Santo André brigam pela terceira posição ao lado de Praia Grande, enquanto Ribeirão Pires ocupa a lanterna. Pela Segunda Divisão, Mauá está em quarto e Diadema é a sexta.

Para o secretário de Esporte e Lazer de São Bernardo, José Alexandre Pena Devesa, o título é resultado do trabalho que a cidade realiza durante todo ano.

“Colhemos os frutos daquilo que realizamos durante toda a temporada. Essa sequência de bons anos combina com isso. Conseguimos consolidar São Bernardo no cenário esportivo”, destacou o secretário.

Favorito em torneios como o handebol, Zé Alexandre ressaltou a força do futebol da cidade, que levou os dois times para final da competição, hoje. “As equipes masculina e feminina fizeram campanhas excepcionais. O futebol masculino não disputava uma final há mais de dez anos, e o feminino, também fazia algum tempo”, destacou.

Ele ressaltou a importância de parcerias da Prefeitura. “O São Bernardo FC (do time de futebol) é um dos melhores parceiros nossos, da mesma forma que a (Universidade) Metodista (no Handebol)”, elogiou.

Até o ano passado, Zé Alexandre era o chefe da delegação da cidade. Agora, como secretário, ele não perdeu o costume de acompanhar os atletas. “Sempre achei importante a presença dele (secretário) ao lado da delegação. Agora que exerço a função, quero ficar junto com eles e participar”, disse Zé Alexandre, que ainda prefere não comentar em título nos Jogos Abertos. “Ainda é cedo para falar. Temos São José, Piracicaba, Santos, que sempre estão fortes”, frisou.


MEDALHAS

O que contribuiu ontem para a conquista do título foram as medalhas de ouro no Biribol, que venceu Santos na final, por 3 sets a 0.

Outra modalidade que a cidade esteve no ponto mais alto do pódio foi o vôlei de praia feminino, que não tomou conhecimento de Santo André e venceu por 2 a 0 (18/11 e 18/10). No masculino, o time são-bernardense que passou por Santos: 2 a 1 (16/18, 21/19 e 15/12) – Santo André ficou com o bronze.

Apesar de não brigar pelo título como em outros anos, São Caetano também fez bonito. A cidade foi campeã na classificação geral do atletismo, ginástica artística e tênis de mesa.

Já no basquete feminino, o time de Santo André fez valer a experiência e bateu São Caetano por 62 a 42 na final, ficando em primeiro.

Pela Segunda Divisão, a equipe de bocha de Mauá ganhou o ouro ao vencer Diadema na decisão, por 2 a 0.


Treinador reclama novamente de salários; Prefeitura ameniza atrasos

O técnico Márcio Goto, da ginástica artística de São Caetano, criticou novamente os vencimentos atrasados da Prefeitura. Segundo o treinador, já são dois meses que a equipe, que conta com o medalhista olímpico Arthur Zanetti, não recebem salários, e, inclusive, ameaçou tomar alguma medida – não informou qual – caso a situação não se resolver.

“Já conversamos (com a Prefeitura) sobre isso, mas tem hora que não adianta mais. Se continuar assim, uma hora terei de tomar uma atitude. Todo mundo tem conta para pagar. Conquistamos medalhas internacionais, mas não adianta ir para fora do País, sendo que todo mês o dinheiro não sai. É coisa maluca”, reclamou.

A Prefeitura reconhece que os salários estão atrasados, mas negou que sejam dois meses. Segundo informou a Secretaria de Esportes, são apenas 15 dias – o pagamento deveria ser realizado em 10 de julho – e a solução deve sair entre cinco e dez dias.

Segundo a Secretaria, o grande problema dos atrasos é a herança que teria recebido da administração anterior, com dívidas de 2011. Gastos nos Jogos Regionais de Barueri também serviram como motivo para a falta de dinheiro.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;