Esportes Titulo Circuito de corrida
Superação e beleza
dominam Rio Grande

Atletas tiveram duro percurso na 2ª etapa do Circuito
de Rua, mas foram gratificados com visual da cidade

Rafael Mendonça
Especial para o Diário
08/07/2013 | 07:02
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Mais uma prova concluída! Desta vez foi Rio Grande da Serra, que recebeu ontem pela manhã cerca de 2.300 atletas para a 2ª etapa do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC. Com largada e chegada no Estádio Teixeirão, tanto os participantes que optaram pelo trajeto de cinco (caminhada) quanto os que correram os dez quilômetros, encontraram percuso que aliou desafios a belos cenários, proporcionados pela natureza da cidade.

Veja aqui o vídeo

  

Entre os homens, o vencedor foi Carlos Sergio Campeoti, com o tempo de 34min01s. Logo atrás, completaram as cinco primeiras posições Carlos Silva Manoel (35min23s); Claudenildo Amaranha (35min34s); Lucivaldo Silva Araujo (35min43s); e Gilson Manoel da Silva (35min59s).

Na prova feminina, assim como na etapa de São Caetano, o primeiro lugar ficou com Joice Pereira dos Santos, que fez o tempo de 39min53s. Atrás dela, chegaram Jessica Messias Levadinha (42min33s); Luísa de Jesus Trindade (43min44s); Maria Madalena Costa de Souza (45min50s); e Helen Fátima de Assis (47min30s).

Na base da emoção e incentivo, os corredores foram muito bem recepcionados pela população de Rio Grande, que acolheu de braços abertos a prova promovida pelo Diário , em parceria com o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e organizada pela Federação Paulista de Atletismo, e com patrocínio da Sabesp.

O trajeto, que muitos atletas compararam ao de provas cross country (corrida em terreno acidentado), proporcionou aos corredores trechos com grama, terra e paralelepípedo. Este último citado pela maioria como o maior desafio da prova.

Como a pontuação das sete etapas do Circuito de Rua é somada para definir o campeão da competição, o acirramento entre os competidores foi nítido desde o início da corrida.

Mesmo com todos os desafios citados acima, além das subidas e descidas existentes no percurso, os atletas que puxavam o bloco dianteiro, tanto na prova masculina quanto na feminina, logo despontaram dos demais corredores.

Personalidades também marcaram presença em Rio Grande da Serra. Entre eles, Marilza Oliveira (PTB), vice-prefeita da cidade, Clóvis Volpi, secretário adjunto de Esportes do governo do Estado de São Paulo, e Donisete Braga (PT), prefeito de Mauá, que mais uma vez participou do circuito.

Carlos dispara; Joice vence outra

O desafio no percurso em Rio Grande da Serra foi imenso. Para muitos atletas que participaram da prova, a etapa é a mais complexa das sete do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC.

Segundo o vencedor da prova masculina, Carlos Sergio Campeoti, 46, o percurso era indicado apenas aos atletas que estavam preparados para corridas de resistência. “É trajeto um pouco complicado, pois não dá para imprimir forte ritmo. Mas para quem estava bem preparado isso não foi um problema”, assegurou Carlos, que após ter ficado em segundo lugar na etapa de São Caetano, em junho, está na liderança isolada da competição com 399 pontos.

Praticante de corrida há 28 anos, o atleta já participou de diversas corridas em diferentes cidades, como Blumenau, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília.

Integrante da equipe Coyotes Run, Carlos parabenizou a organização e destacou as dificuldades que os corredores, principalmente os que estão em início de carreira, enfrentam.

“Hoje em dia, a molecada começa a correr, sofre durante as corridas por falta de incentivo e acaba desanimando. Tanto que atualmente quem está chegando na frente são sempre os mais velhos. É preciso incentivar os jovens, pois no futuro, quando os velhos pararem, quem ficará correndo?”, indagou o vencedor.

FEMININO

Entre as mulheres, não houve novidades nas duas primeiras colocações em relação à etapa anterior, já que Joice Pereira dos Santos e Jessica Messias Levadinha subiram aos lugares mais altos do pódio novamente.

Para a vitoriosa em Rio Grande da Serra, a prova foi muito difícil. “É a corrida mais completa do circuito, com muitas subidas e descidas e praticamente sem sequências planas”, analisou Joice, que lidera o Circuito de Rua com 400 pontos.

A atleta, que integra a equipe Number One Running, explicou que sua equipe realiza avaliação dos circuitos. Esta análise é qualificada em níveis, que vai do número um ao cinco. “Este percurso é nível três, que é indicado para atletas avançados e experientes". Além da vitória na etapa de Rio Grande, Joice comemorou outro feito. “Fiquei muito feliz por ter baixado meu tempo em relação à prova anterior”, finalizou a corredora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;