Economia Titulo Conectados
Internet grátis à
população é serviço
raro no Grande ABC

IBGE revela que em 2012 apenas Diadema e Ribeirão disponibilizavam wi-fi à população

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
04/07/2013 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


As prefeituras de Diadema e de Ribeirão Pires pertenciam a um grupo seleto em 2012. Eram duas das poucas administrações municipais no País que ofereciam acesso à internet por rede sem fio (wi-fi) e gratuitamente à população. Elas compunham um grupo de 744 cidades, o que representa 13,4% do Brasil. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Rio Grande da Serra não ofereciam esses benefícios aos seus munícipes. Neste ano, outras cidades da região, como Santo André, já disponibilizam o serviço para alguns bairros.

Este é um dos resultados da pesquisa Munic 2012 (Perfil dos Municípios Brasileiros 2012), publicada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o levantamento, no País, 795 Executivos municipais garantiam acesso à internet para a população por meio de conexão wi-fi. Destas, 744 tinham o serviço gratuito.

Dentro desse grupo, 382 cidades tinham a cobertura restrita a alguns bairros da área urbana. Esta é a mesma característica encontrada em Diadema e Ribeirão Pires. No País, apenas 181 prefeituras também cobriam, com rede sem fio, suas áreas rurais.

O presidente da consultoria de especializada em telecomunicação Teleco, Eduardo Tude, explicou que as prefeituras de algumas cidades instalaram pontos de wi-fi com fins turísticos. “É o caso do Rio de Janeiro, que atende quem passa pela orla.” Para o especialista, aquelas que não instalaram ainda não enfrentam problemas de investimento na infraestrutura. “É como na residência. Se tiver um ponto de acesso de rede de cabo, é só colocar um roteador para ter o acesso”, disse Tude.

Porém, o que pesa neste serviço é o custo de manutenção. Isso porque as administrações públicas devem contratar provedores de acesso e conexões com bandas mais largas, para dar conta de vários acessos ao mesmo tempo. “Vamos supor que é um ponto de 2 Mbites. Por cerca de R$ 1.000 por mês, a prefeitura conseguirá atender cerca de dez usuários com uma velocidade não muito alta”, exemplificou. Outro problema que pode impedir as administrações municipais é a segurança da rede, pois pelo wi-fi público é difícil identificar os usuários.

FUNCIONÁRIOS

Em 2012, as prefeituras e autarquias municipais da região mantinham 54.454 empregados. Deste total, 49.553 pertenciam à administração direta, inclusive os contratados sem declaração de vínculo empregatício, e 4.901 à indireta. Segundo a Munic 2012, 32.516 funcionários eram estatutários, 13.387 celetistas, 2.613 comissionados, 1.209 estagiários e 4.729 não tinham vínculo empregatícios. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;