Turismo Titulo Búzios
Badalação além-Rio

O balneário espera atrair mais paulistas com a
inauguração de voo entre Campinas e Cabo Frio

Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
04/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Shutterstock


Búzios, o balneário mais charmoso do Litoral Norte do Rio de Janeiro, é a parada preferida de cruzeiristas em viagem pela costa brasileira. A bordo, a primeira boa impressão da cidade é a Praia da Armação, onde os coloridos barcos de pescadores fazem contraponto com os lounges sofisticados da orla Bardot.


Pousadas charmosas, restaurantes especializados em frutos do mar, vida noturna agitada e praias lindíssimas atraem jovens em busca de paquera e casais apaixonados. A linda Búzios não depende só do verão para ter vida própria. Todos os meses a cidade sedia eventos culturais e gastronômicos para entreter os turistas, principalmente argentinos e chilenos, que passam pela cidade até quando o sol não aparece.


Amanhã, por exemplo, será dada a largada para o 12º Festival de Gastronomia de Búzios, que prossegue até o dia 13. Por isso mesmo, seria um desperdício aproveitar a cidade apenas no curto tempo da parada de um cruzeiro.
A cidade agora deve ganhar um incremento considerável no número de turistas, principalmente paulistas, graças à inauguração do voo entre Campinas e Cabo Frio, que fica a 30 minutos de carro de Búzios. Antes, quem partia de São Paulo precisava voar até o Rio de Janeiro e fazer traslado terrestre de três horas até o balneário. O novo trecho da Azul Linhas Aéreas segue a esteira de expansão da companhia no Rio de Janeiro para atender à chamada rota do petróleo, que conta também com voos para Macaé e Campo dos Goytacazes.


Outra novidade é a chegada da rede Blue Tree a Búzios. O antigo Breezes – resort de 4.000 metros quadrados na Praia de Tucuns – ganha agora a assinatura da rede da executiva Chieko Aoki, a segunda empresária mais poderosa do Brasil segundo ranking da revista Forbes.


Além da exclusividade dos bangalôs com piscina de borda infinita, o hotel quer se consolidar no turismo corporativo graças ao centro de convenções, com capacidade para 500 pessoas. Mas, seja a lazer ou a negócios, bons motivos não faltam para curtir a sofisticada e rústica Armação de Búzios.


Praias agradam a todos os públicos
A vila de pescadores virou destino badalado de férias desde a chegada da atriz Brigitte Bardot, na década de 1960. Hoje, é possível conferir os atributos que tanto encantaram a francesa com um passeio de trolley pela península, visitando 12 praias. O pequeno caminhão adaptado parte da Praia da Armação. Considerada a mais famosa, ela não tem faixa de areia, mas é a preferida para apreciar o pôr do sol em algum lounge com música suave e taça de espumante na mão. À esquerda de quem olha o mar está a Rua das Pedras, que concentra bons restaurantes, danceterias, bares, galerias e butiques.


O nome Armação dos Búzios remete à caça de baleias que era realizada no povoado a partir de 1730. Os cetáceos eram abatidos na Praia da Armação e desossados na vizinha Praia dos Ossos, onde hoje fica o iate clube da cidade.


O bairro de João Fernandes, por sua vez, é reduto de argentinos, que lotam restaurantes e hotéis até no inverno. Sua orla dispõe de boa infraestrutura e barracas que estão sempre lotadas. O mar calmo é bom para curtir com as crianças e praticar mergulho livre. Já na praia de João Fernandinho o turista vislumbra 100 degraus que dão acesso ao Hotel Colonna Park. A descida leva a uma versão em miniatura da praia de João Fernandes, de enseada calma, com mar verde e alguns recifes concentrados no canto direito.


A Praia da Tartaruga ganhou este nome por conta das formações rochosas que lembram o animal. O mar, com poucas ondas, é considerado o mais quente da cidade, e os muitos recifes propiciam o mergulho livre. Este é também o ponto preferencial de parada dos passeios de escuna.


Em dias quentes, evite a Praia do Forno. Localizada em uma enseada cercada por paredões rochosos com minério de ferro, responsável pela cor avermelhada da areia, ela apresenta mar tranquilo. No canto direito, as pedras formam piscinas naturais perfeitas para banho.


O mar é mais agitado na Praia Brava, circundada por costões de pedras onde os surfistas desafiam as ondas. No canto direito começa a trilha para a praia de nudismo Olho-de-Boi. O percurso é bem íngreme e a promessa é de mar calmo e cristalino, sendo possível avistar peixes entre as pedras até sem uso de máscara.

A jornalista viajou a convite da Azul Linhas Aéreas e do Blue Tree Park Búzios
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;