Política Titulo Jogo aberto
Rogério Santana se
mantém no páreo
para federal
Bruno Coelho
Do Diário do Grande
29/06/2013 | 09:41
Compartilhar notícia
Tiago Silva/06.03.2012/DGABC


Mesmo com a ascensão do favoritismo do vice-prefeito de Mauá, Hélcio Silva, como postulante do PT à campanha a deputado federal, o secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana, ainda se mantém no páreo para brigar por uma das cadeiras no Congresso Nacional em 2014. Aliás, embora evite citar o correligionário, o petista critica articulações que transcendam discussões no petismo local em busca da pavimentação ao próximo pleito.

“Sigo como candidato a deputado federal. Só parei de articular a candidatura porque temos que chegar em consenso interno no PT, se será a minha candidatura a deputado ou a do Hélcio”, considera Rogério.

Até o começo do ano, secretário era o principal cotado para representar o petismo mauaense na empreitada a Brasília. Contudo, o fato de Hélcio ser o primeiro suplente da coligação petista de 2010 – ele recebeu 64.938 votos na ocasião – é levado em conta para o prefeito Donisete Braga e outras lideranças internas. Em seguida, os dois se propuseram a discutir uma definição em torno de candidatura única, mas o diálogo segue congelado.

Nesse cenário, Rogério tirou o time de campo, deixando articulações iniciadas pelo meio do caminho. Uma delas era com ex-vereador Irmão Ozelito (sem partido), que perante o silêncio do petista, fechou aliança com o parlamentar de Ribeirão Pires, Anderson Benevides (PMN), o qual também se lançará a deputado federal.

Rogério, por essa razão, critica articulações externas para pavimentar a candidatura a deputado federal. Ele não cita Hélcio, mas o recado é para o correligionário. O vice-prefeito, por meio do vereador Marcelo Oliveira, já angaria apoio de parlamentares do PT em outras cidades do Grande ABC. “Não acho correto articularem a candidatura (externamente) sem antes costurar o consenso interno”, condena.

Por outro lado, pesa contra Rogério o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Junior, pré-candidato a deputado estadual, tentar consenso em seu grupo para fechar com Hélcio, com intuito de anunciar brevemente uma dobrada oficial do PT. Mas ele também tem grande resistência, principalmente na ala ligada ao ex-prefeito Oswaldo Dias, que lança o vereador José Luiz Cassimiro também para a Assembleia Legislativa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;