Turismo Titulo Campos do Jordão
Frio com ar de Suíça

Campos do Jordão dá as boas-vindas ao inverno com abertura de festival de música erudita

Tiago Silva
Do Diário do Grande ABC
27/06/2013 | 07:05
Compartilhar notícia
Tiago Silva


O clima serrano, a arquitetura em estilo europeu, os serviços de alto padrão e a farta oferta gastronômica não só garantem a Campos do Jordão o título de Suíça Brasileira como fazem a cidade, localizada a 194 quilômetros de São Paulo, a liderar todos os anos o ranking dos destinos de inverno preferidos dos paulistas.

A badalação da cidade concentra-se na Vila Capivari, onde o turista encontra variedades em restaurantes, cafés, lojas de roupas e o shopping Market Plaza, do empresário João Dória Jr. E a fama não se deve apenas ao friozinho e à boa comida. Entre os meses de junho e julho, o município ainda serve de palco para o Festival Internacional de Inverno, que chega à 44ª edição consolidado como o mais importante evento de música erudita da América Latina.


Criado na década 1970, fruto de parceria entre o governo do Estado de São Paulo e a Fundação Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), o festival tem caráter pedagógico e atrai milhares de amantes da música clássica. Nesta edição, que começa no sábado e prossegue até 28 de julho, serão mais de 150 jovens músicos de todo o mundo em busca da experiência de tocar em público e com nomes já consagrados no gênero.


Com mais de 60 concertos, incluindo atrações de câmara e corais, o festival oferece ao turista a oportunidade de ouvir grupos internacionais e o melhor da produção nacional. A maratona de apresentações tem início com o coral da Fundação Bradesco, às 13h, na concha acústica da Vila Capivari.


A grande novidade deste ano é que a programação gratuita será realizada no Espaço Cultural Dr. Além, o antigo cinema da cidade, no bairro Abernéssia, construído na década de 1940 e que mantém sua arquitetura original. Durante a semana, moradores poderão ouvir músicas relaxantes após o trabalho. Os concertos acontecerão às 18h45 e os turistas que estiverem na cidade também poderão acompanhar a sinfonia.


A coordenação artístico-pedagógica está a cargo de Fabio Zanon, violonista de prestígio, regente, escritor e professor visitante na Royal Academy of Music. Zanon já participou do festival como músico e professor e, neste ano, lidera um dos principais módulos do festival, que mantém seu maior foco nas atividades de ensino.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Sala São Paulo, na Capital, e pela Ingresso Rápido – no caso dos concertos que ocorrerão no Auditório Claudio Santoro e da apresentação do grupo The Swingle Singers na Sala São Paulo, dia 29. Também é possível comprar tíquetes na bilheteria da Praça de Capivari e, a partir de sábado, na entrada do próprio auditório.


São gratuitas as demais apresentações na Sala São Paulo e todos os concertos a serem realizados no Espaço Cultural Dr. Alem, na Praça do Capivari e nas igrejas. Os ingressos para as apresentações gratuitas na Sala São Paulo estarão disponíveis na bilheteria da Sala São Paulo a partir da segunda-feira anterior ao concerto, limitados a quatro por pessoa.


Já as entradas para as apresentações no Espaço Cultural Dr. Alem serão distribuídas na bilheteria do Espaço Cultural Dr. Alem a partir de duas horas antes do concerto.

CERVEJA
Acordes à parte, Campos do Jordão também possui um lugar especial aos amantes de cerveja. A famosa Baden Baden mantém em Capivari um bar e uma loja onde os cervejeiros de plantão podem degustar as várias versões da bebida produzidas ali. A microempresa nasceu na própria cidade, em 1999, após quatro amigos terem a ideia de produzir sua própria loura gelada. Alugaram, então, um galpão onde funcionava uma antiga marcenaria e começaram a alquimia em busca da cerveja perfeita. Hoje a Baden Baden conta com três prêmios internacionais.


Opções gastronômicas, aliás, não faltam no badalado centro de Capivari. As alternativas vão desde massas até comida alemã. Duas boas dicas são o Fraulien Bierhaus e a Confraria do Sabor. O primeiro é um típico restaurante germânico, onde o turista encontra uma carta muito bem servida de cervejas importadas. O carro-chefe da casa é o joelho de porco com purê de maçã. Já no restaurante Confraria do Sabor, com pratos mais elaborados e contemporâneos, a melhor pedida é o risoto com pinhão, que aguça o paladar.


Como as noite são geladas, muitas vezes chegando a graus negativos, uma opção para fugir do frio é tomar um caldo quente. O café O Lugarzinho tem dois tipos: o de costela com aipim e o de queijo. Mas o grande diferencial está no acompanhamento. A cafeteria produz os próprios pães, que viram uma combinação magnífica com as sopas.

AVENTURA
Mas o município não é só boa cerveja, comida e música de qualidade. Por estar localizada em região montanhosa, a cidade também reserva boas trilhas e opções de arvorismo aos mais aventureiros. Especialmente nos arredores.


Um dos locais mais procurados na região é a Pedra do Baú, localizada a 1.950 metros de altitude, na vizinha São Bento do Sapucaí. O passeio abrange ainda as pedras Ana Chata e Bauzinho. A caminhada é longa e a subida conta com 300 degraus até a Pedra do Baú. Por isso, prepare bem o fôlego. O trajeto inteiro tem duração de cinco horas e deve ser acompanhado por guias da região. Já quem prefere passeios mais tranquilos pode visitar o Centro de Lazer Tarundu ou o Aventura no Rancho, propriedade que conta com duas tirolesas, passeio a cavalo e paintball.

O fotógrafo viajou a convite da Aprecesp




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;