Política Titulo De novo
Lauro muda interino de Transportes

Romério Vieira e Erica Alessandra de Santana assumem lugares de Schmitd e Kuroiwa em Diadema

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
15/06/2013 | 07:47
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), fez novas mudanças em seu secretariado. Ontem, ele trocou o secretário interino da Pasta de Transportes, tirando Daniel Coelho da Silva e alocando Romério Vieira, e anunciou Erica Alessandra de Santana como titular de Desenvolvimento Econômico.

O deputado estadual comentou que ainda avaliará o nome do grupo político que pode ser apresentado a Lauro para substituir Kuroiwa. Um quadro cogitado é o ex-vereador de São Bernardo Ramos de Oliveira (PSC), que trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O social-cristão, no entanto, não tem simpatia do núcleo duro da administração de Diadema.

As duas secretarias ficaram vagas na quarta-feira. Ex-gestor de Transportes e Segurança Alimentar, David Schmitd deixou o governo depois de atrito com o prefeito. Já Wagner Kuroiwa solicitou desligamento da administração por motivos pessoais.


Na quarta-feira, Lauro havia anunciado Daniel Coelho da Silva como interino de Transportes e disse que a indicação havia partido de Schmitd. Romério Vieira é funcionário de carreira do Paço, atuava como chefe de divisão no departamento de trânsito e começou a ganhar destaque no Executivo no mandato do verde.
Assistente de Kuroiwa desde o início do ano, Erica Alessandra de Santana é advogada e foi estagiária na procuradoria de assistência judiciária do Paço de Diadema. Também foi conselheira tutelar por dois mandatos em São Bernardo, entre 2004 e 2011 (intercalando as gestões do tucano William Dib e do petista Luiz Marinho na cidade).

Lauro chegou a cogitar a indicação do suplente de vereador Paulo Bezerra (PV) para gerenciar a área. Empresário do ramo de construção civil, Bezerra é diretor da secretaria e quase foi oficializado para comandar interinamente o setor.

A única manutenção na minirreforma do primeiro escalão foi a de Indernes Martins dos Reis Júnior, conhecido como Júnior Despachante, ex-candidato a vereador pelo PP. Ele ficará como secretário interino de Segurança Alimentar, sob indicação de Schmitd. Ex-diretor de fiscalização da Pasta, Júnior foi um dos pivôs do conflito entre Schmitd e Lauro, que cobrou de seu ex-secretário mais transparência no manuseio das mercadorias apreendidas.

MOVIMENTAÇÕES
O prefeito não trabalha com prazos para efetivar nomes nas chefias das três Pastas. Elas serão incluídas na negociação com partidos aliados que compuseram a base governista somente neste ano, caso de PR, PRB, PDT, PMDB e PSB.


Outra missão será manter o espaço do deputado estadual Orlando Morando (PSDB) no secretariado. Padrinho político e um dos principais cabos eleitorais de Lauro no primeiro e segundo turnos, Morando havia indicado Kuroiwa para Desenvolvimento Econômico – o tucano também foi responsável pela ida do ex-prefeito de Rio Grande da Serra Adler Kiko Teixeira (PSDB) para a chefia de Gabinete do Paço.
 

Suplente se articula para assumir Pasta

Cogitado pelo prefeito Lauro Michels (PV) para assumir interinamente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Diadema, mas sem conseguir a nomeação temporária para o cargo, o suplente de vereador Paulo Bezerra (PV) tenta, nos bastidores, conquistar a indicação para gerir o departamento.


A Pasta era ocupada, até terça-feira, por Wagner Kuroiwa, ex-diretor da Vigilância Sanitária de São Bernardo e pertencente ao grupo político do deputado estadual Orlando Morando (PSDB). Um dos principais articuladores da campanha de Lauro, Morando deverá recolocar um aliado no setor.


Bezerra estaria disposto a conversar com o tucano para ter a bênção do parlamentar estadual e, assim, comandar definitivamente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O suplente, porém, negou que vá pedir auxílio a Morando.


“Meu compromisso é com o prefeito e com o PV. Claro que me sinto preparado para comandar a secretaria, mas a discussão tem de ser feita com o Lauro”, despistou Bezerra, que atua como diretor da Pasta de Desenvolvimento Econômico – hoje gerida interinamente por Erica Alessandra de Santana.


O verde recebeu 1.844 votos e ficou na terceira suplência do partido, atrás de Albino Cardoso e Zé do Bloco. Contudo, como Lauro chamou dois vereadores eleitos pelo PV ao primeiro escalão (Marcos Michels à Educação e Márcio da Farmácia para Obras), Bezerra está próximo da Câmara.


Morando afirmou que a nova composição do primeiro escalão compete a Lauro, apesar de ser conselheiro na gestão do verde. “É uma parceria que funciona para o bem do governo de Diadema”, disse o tucano, que se esquivou ao comentar as articulações de Bezerra para conquistar seu aval. “Isso ele tem de discutir com o prefeito.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;