Economia Titulo ABF Expo
Feira de franquias
gera R$ 450 mi
em negócios

Considerada a maior do mundo, a ABF Expo oferece 470 marcas para quem quer empreender

Andréa Ciaffone
do Diário do Grande ABC
13/06/2013 | 07:25
Compartilhar notícia
Divulgação


O desejo de ser o próprio patrão muitas vezes esbarra na insegurança de não saber como os bastidores de um negócio funcionam. É nesse ponto que a compra de uma franquia pode resolver vários dos entraves de quem deseja empreender.

De ontem até dia 15, ocorre a 22ª edição da ABF Franchising Expo, no Expo Center Norte (pavilhões Azul e Branco), evento que reúne 470 marcas de franquias e espera movimentar R$ 450 milhões em novos negócios. A feira, promovida pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), apresenta as principais oportunidades de um setor que no ano passado faturou R$ 103 bilhões e apresentou crescimento de 16,2%.

As franquias seduzem os novatos no empreendedorismo porque, além de trazer um conceito já firmado e vencedor, trazem também uma série de processos que facilitam a administração do negócio. Em alguns casos, a marca tem também o diferencial de investir fortemente em propaganda, o que ajuda o negócio dos franqueados. Mas, a escolha de uma franquia passa por diversas variáveis que vão dos objetivos, como a capacidade financeira do candidato a franqueado, aos subjetivos, como a sua afinidade com o negócio. Outra questão é a geografia. A maior parte das marcas divide os espaços e o franqueado compra uma área de atuação.

No Grande ABC, as regiões de franquia estão cada vez mais valorizadas e disputadas. A melhoria da renda disponível funciona como um verdadeiro imã para quem quer começar um negócio próprio. Vários novos franqueados da região têm obtido resultados acima da média para o nível de maturação do seu negócio. Isso ocorre com a Sodiê Doces de Mauá, com a Seguralta e a House Shine, em São Caetano, para citar alguns exemplos. As sete cidades comportam 844 unidades de redes de franquia. Destas, 32,1% são de marcas do setor de alimentação e 17,8% de empresas de esporte, saúde, beleza e lazer. Educação e treinamento ficam com participação de 12%.

De olho nos bons resultados de empresas da área de alimentação, que cresceram 18% ano passado, a rede de cafeterias Vanilla Café, atualmente com 15 lojas, pretende dobrar sua presença em todo o País até 2014.

Para isso, durante a ABF Franchising Expo 2013, a empresa apresentará três modelos diferentes de negócios para atender espaços de 100 m², 4 m² e modelo quiosque. “Entendemos que o mercado de cafés gourmet é considerado hoje um dos cenários mais atraentes do setor de alimentação (crescendo, em média, 15% ao ano) por isso, estamos trabalhando para atender projetos em formatos diferentes”, fala Maurício Freire, gerente de expansão da Platinan Franquias, detentora da marca Vanilla Caffè. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;