Cultura & Lazer Titulo Audiovisual
Usando cinema
para se revelar

Associação Corja Filmes exibe documentários
que abordam dramas sobre diversidade sexual

Luís Felipe Soares
13/06/2013 | 07:10
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A diversidade sexual entra em cartaz hoje no Espaço de Artes e Convivência Gambalaia (Rua das Monções, 1.018. Tel.: 4316-1726), em Santo André. Diferentes realidades e questões ligadas ao tema servem de inspiração para os filmes da Associação Corja Filmes, do Grande ABC, que promoverá a partir das 20h pré-estreia de seus novos documentários. A entrada é franca.

As exibições serão formadas por cinco títulos inéditos: 'Avessa', 'Construção', 'Paralelas', 'Enamorado' e 'Darling'. As produções foram desenvolvidas no ano passado tendo cidades como Santo André, São Paulo e Santos como cenário. O orçamento veio quando o projeto Vidas Ocultas foi contemplado pelo Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo. O primeiro passo dado ocorreu ainda em 2012 com o lançamento do curta-metragem 'Truque', que também terá espaço na programação de hoje.

O objetivo do projeto é utilizar o meio audiovisual para revelar histórias de personagens do universo LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais). “Queríamos trazer relatos que normalmente não são apresentados e, às vezes, se tornam referências”, explica o presidente da associação, Edson Costa, que atua como diretor de todos os filmes. “Colocamos esses personagens pelas cidades e em pontos fundamentais de suas trajetórias. Todos dariam incríveis roteiros de ficção, mas temos tudo baseado em fatos reais. A ideia é lidar com a memória afetiva dessas pessoas.”

Os filmes trazem à tona dramas que nascem a partir das opções sexuais dos protagonistas. Em 'Avessa', a jovem Bruna Bernardo tenta lidar com seus desejos e preferências na medida em que ainda parece ter de enfrentar alguns dilemas pessoais. Cléo Dumas é o ponto principal de 'Paralelas', onde o público é apresentado ao fato de que ela parte em busca do sonho de formar família com uma nova companheira após anos casada com um homem. O documentário 'Enamorado' se desenvolve entre flertes e paixões de Dimas Oliveira Jr. depois de ele se assumir homossexual.

“Analisamos se o personagem dá conta desse tempo que o colocamos na tela, mesmo sendo pequeno, pois as pessoas não podem se cansar facilmente da história. Tivemos de trabalhar o dinamismo. Tudo é como se fosse um bate-papo com essas pessoas onde pudemos nos aprofundar mais em suas vidas”, afirma Costa, ressaltando que quase todos os envolvidos na produção, incluindo os ‘astros’, estarão no Gambalaia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;