Esportes Titulo Corrida
Treinar na parte
da manhã é melhor,
diz especialista

Segundo personal, geralmente o corpo reage melhor ao estímulo por volta das 10h

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
04/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Os corredores de rua que treinam em locais abertos na região muitas vezes têm dúvidas sobre qual é o melhor período do dia para realizar a atividade, não só pela interferência do clima como também pela resposta do corpo. Apesar de reconhecerem que cada pessoa reage de uma maneira diferente, os especialistas aconselham a correr sempre que possível na parte da manhã.

“É preciso conhecer bem seu corpo e saber o período que ele responde melhor ao estímulo. O ideal é realizar o treinamento no meio da manhã, por volta das 10h, quando a pessoa já acordou, está alimentada e mais disposta à rotina pesada, reagindo melhor”, explica o diretor da Lobo Assessoria, empresa de São Bernardo que presta serviço para corredores de rua, Rodrigo Lobo.

Apesar da recomendação, nem sempre é possível manter rotina de treino. Sobre isso, o especialista recomenda alguns cuidados importantes. “Se a pessoa tem emprego que não exige muito fisicamente, treinar à noite pode ser opção interessante, porque a temperatura é mais amena, mas é preciso hidratar bastante, principalmente nos dias mais secos. Já aqueles que cansam bastante no trabalho, o ideal, se possível, é treinar antes, mesmo que seja bem cedinho”, recomenda Rodrigo, que também atua como personal trainer.

É preciso levar em consideração a disposição da pessoa para a atividade, que é o mais importante. “Quando se fala em corrida de rua, o fator motivação é imprescindível para dar continuidade. Apesar das recomendações básicas, as pessoas precisam identificar em qual período se sentem melhor para treinar, pois com isso, consequentemente, os resultados também serão melhores”, enfatiza Rodrigo. “Mas é preciso entender que as provas de rua geralmente são de manhã, então seria bem interessante se preparar alguns dias nesse período para se habituar com o clima e o calor, principalmente na semana que antecede a prova”, conclui.

Circuito regional de corrida de rua já tem 1.411 inscritos
Já são 1.411 os inscritos no 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, promovido pelo Diário com apoio do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e organizada pela Federação Paulista de Atletismo.

As vagas ficam abertas até o dia 12 no www.dgabc.com.br e no www.ativo.com ou retirando a ficha no Diário, à Rua Catequese, 562, bairro Jardim, em Santo André.

A prova, que faz parte das comemorações pelos 55 anos do jornal, celebrados em maio, começa no dia 16 com a etapa em São Caetano e terá percursos de cinco (caminhada) e dez quilômetros (corrida).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;